Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Surreal!


Surreal!

[caption id="" width="800" align="aligncenter"]O vereador, advogado e presidente do PDT de Gaspar, Roberto Procópio da Silva, visitou a choupana do JC, ontem. [/caption]O empresário e showman, o careca Luciano Hang, chamou os advogados de abutres e porcos. Agora deve ser processado pela acional e estadual, além de enfrentar ações individuais. E quem vai defender Hang? Advogados que ele classificou como porcos e abutres...

Afinal...

...Luciano Hang vem sendo defendido por advogados nas ações que enfrentou na dona justa há muitos anos. Será que esse comentário infeliz que fez por ser rico, poderoso e contrário à Justiça do Trabalho alcançaria quem lhe defendeu? Lamentável.

Guerra da água

A prefa de Navegantes veio a público, recentemente, por meio de nota oficial, justificar a falta de água na city botando no fiofó de Itajaí e dizendo que tem recebido menos água do que teria direito em contrato. Porém, ontem, o povo do Semasa rebateu e lascou que são mentirosas as afirmações dos abobrões dengo-dengos, causando uma espécie de guerra da água entre os municípios vizinhos.

Recebem de Itajaí

Toda a água de Navegantes vem de Itajaí, que garante estar rigorosamente em dia com o que deve enviar de líquido precioso pra cidade vizinha. O povo do Semasa dá a entender que a turma da prefa de Navega tá mentindo pro povão pra não ficar ruim pra eles, pois não estariam cumprindo uma série de medidas pra evitar falta de água no verão, como construir reservatórios e consertar vazamentos.

Relação comercial

É de se estranhar esta ação da prefa dengo-dengo, sem ao menos conversar com o pessoal da city peixeira, afinal, se o contrato for finalizado e der na telha de Itajaí não fornecer mais água pro município vizinho, como ficará o povo de Navegantes?

Ajuda os outros...

Pra Itajaí seria até uma boa, pois sobraria muito mais líquido precioso pro povão local. A city peixeira, aliás, costuma ajudar os municípios vizinhos. Além de fornecer água pra Navega, deixa Balneário Camboriú depositar sua lixarada no aterro da Canhanduba. É claro que Itajaí recebe por isso, mas será que seria necessário esse dindim?

Coletiva

Novas informações devem rolar na manhã de hoje, quando o chefão do Semasa, Diego Antônio da Silva, concederá entrevista coletiva à rapaziada da imprensa. Nos bastidores, bocudos dizem que seria bom o pessoal de Navega ser mais humilde e não jogar a culpa da própria incompetência nos outros, até mesmo pra não prejudicar o próprio povão. Sem a ajuda de Itajaí, como Navegantes estaria hoje? Ai, ai, ai, que dor!

Verdade que dói

A reportagem publicada ontem no nosso querido DIARINHO de todos os dias, comprova uma verdade doída: o povo continua pagando caro por pouca produtividade no setor público. A matéria traz o ranking do número de projetos apresentados e aprovados das nossas queridas excelências excelentíssimas na piramidal casa do povo peixeira.

Na liderança

Entre os que mais apresentaram projetos de lei estão os parlamentares da oposição Robison Coelho (PSDB) que apresentou 75 projetos, o galego Rubens Angioletti (PSB) com 63 e o futebolista Níkolas Reis (PSB) que propôs 47 projetos de lei nos dois primeiros anos do mandato.

Propositiva

O fato de o trio composto por Robison, Nikolas e Angioletti estar na liderança deste ranking de produtividade, comprova que a oposição desta legislatura não apenas critica, mas também propõe.

Na lanterna

Já na outra ponta do ranking estão vereadores que não se preocuparam em produzir, mesmo recebendo um polpudo contracheque num mês sim e no outro também. É o caso do presidente Paulinho Amândio (PDT)...

Só um

Paulinho Amândio propôs um único projeto de lei nesses dois anos. Além dele, tem a queridona Célia Filha do Elói (PSD) que propôs cinco projetos até agora e também o padeiro Eduardo Kimassa (PRP) que apresentou seis projetos.

Produtividade

Se a produtividade é baixa nas propostas, na aprovação é ainda pior. Em dois anos de trabalho e de salários gordos, os vereadores Wanderlei Dalmolin (PMDB) e Eduardo Kimassa não aprovaram um mísero projetinho de lei. Fernando do Ônibus (PDT), Célia, e Paulinho um único projeto cada.

Apenas dois

E o teacher Acácio da Rocha (PSDB) conseguiu aprovar apenas dois projetos, mesmo número do Dedé da Murta (PSDB), mas com a diferença que Dedé ficou apenas alguns meses na piramidal antes de alçar voo para a Obras.

Aprovar é diferente

Verdade seja dita que apresentar proposta é relativamente fácil. O caldo engrossa mesmo quando o assunto é apresentar um texto decente, constitucional e ainda ter jogo de cintura para fazer o projeto passar entre os colegas. E neste contexto a liderança do ranking muda, porém nem tanto...

Destaque

Com o maior número de projetos apresentados (75) e o maior número de projetos aprovados (17) está o vereador Robison Coelho, líder da bancada de oposição. Os outros dois que mais provaram projetos na Piramidal foram Dulce Amaral (PR) e Calinho Mecânico (PP), ambos com 12 projetos aprovados cada.

Fala e faz

Dizem os linguarudos (oh, raça!) que a divulgação do ranking que traz Coelho na liderança deixou alguns governistas bufando. Isso porque os números mostram que é impossível grudar no tucano a pecha do “quanto pior melhor” ou do “fala, mas não faz”.

Nome pra 2020

Com trabalho consistente e uma aceitação incontestável, principalmente no setor portuário, Robison Coelho se consolida, de longe, como o principal opositor do governo Morastoni. Será que isso é uma prévia da disputa que teremos daqui dois anos?

Visita

nvestimento que deve ser estimulado pelo poder público e iniciativa privada.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

Qual a sua opinião sobre a demolição de casarões emblemáticos da paisagem arquitetônica de Itajaí?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Congresso “inimigo do povo” muda o tom e promete “entregas concretas”

Eleições 2026

Congresso “inimigo do povo” muda o tom e promete “entregas concretas”

Porque violência contra animais cresce em grupos online de adolescentes

Cão Orelha

Porque violência contra animais cresce em grupos online de adolescentes

BRB, rombo bilionário e a questão: o que Ibaneis Rocha tem a ver com crise do Banco Master

BANCO MASTER

BRB, rombo bilionário e a questão: o que Ibaneis Rocha tem a ver com crise do Banco Master

Especialista explica o que querem os donos das big techs

Colonialismo de dados

Especialista explica o que querem os donos das big techs

Vamos investigar o lobby das Big Techs pelo Brasil

Microbolsas

Vamos investigar o lobby das Big Techs pelo Brasil



Colunistas

Topázio no Podemos

JotaCê

Topázio no Podemos

Atenção à rodovia

Charge do Dia

Atenção à rodovia

Força do costão

Clique diário

Força do costão

Coluna Esplanada

Rasante

Investimento nas salas de aula

Coluna Acontece SC

Investimento nas salas de aula




Blogs

Falha Poética nº 6 — o pensamento tropeça

VersoLuz

Falha Poética nº 6 — o pensamento tropeça

Confetes e serpentinas no país do faz de conta

Blog do JC

Confetes e serpentinas no país do faz de conta

🩺 Prevenção de Doenças Crônicas: o que realmente funciona em 2026?

Espaço Saúde

🩺 Prevenção de Doenças Crônicas: o que realmente funciona em 2026?

Penúltima etapa da Volta ao Mundo em duplas larga do Chile rumo ao Brasil

A bordo do esporte

Penúltima etapa da Volta ao Mundo em duplas larga do Chile rumo ao Brasil

Suco turbinado!

Blog da Ale Françoise

Suco turbinado!



Podcasts

🚨 TRAGÉDIA NA BR 101 DEIXA MENINO ÓRFÃO

🚨 TRAGÉDIA NA BR 101 DEIXA MENINO ÓRFÃO

Publicado 19/02/2026 20:47





Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.