Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Descontente


Descontente
O vereador de Penha, Ferrão Vailatti, quer a criação de um Fundo de Proteção Animal (FOTO- DIVULGAÇÃO)

Os linguarudos de plantão da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador debulham que o prefeito Élcio Bisturi Kuhnen (MDB) não estaria contente com o desempenho do secretário de Desenvolvimento Social de Camboriú, Edson Júnior.

 

Manda

Aliás, essa raça da língua estirada (arreda, infelizes!), lasca que o Desenvolvimento Social ainda é comandado pela ex-secretária Andrea de Souza Machado (MDB), que é vereadora e que deverá ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

 

Manda

Aliás, essa raça da língua estirada (arreda, infelizes!), lasca que o Desenvolvimento Social ainda é comandado pela ex-secretária Andrea de Souza Machado (MDB), que é vereadora e que deverá assumir efetivamente a pasta nos próximos meses. Com isso, na casa do povo, quem vai assumir a cadeira será o suplente, Irmão Maia.

Farra?

Outra situação que pipoca é que estaria havendo uma farra de contratações de cargos comissionados em Camboriú. A situação foi denunciada pelos vereadores, a bocuda Inalda do Carmo (DEM) e o vereador que tem nome de cantor mais é pra lá de desafinado, o Jhon Lenon (Podemos).

Limite

Os vereadores Inalda e Lennon garantem que foram 103 contratados, somente nesses quatro meses de governo, e que a prefa está no limite prudencial, quase ultrapassando a folha com gastos em contratações.

Contas

Por escrevinhar sobre isso, as contas da administração do prefeito Élcio, de 2018 e 2019, devem estrar na pauta de votação do legislativo da capital da pedrada. Elas tiveram recomendação de rejeição pelo tribunal de contas, que pode tirar o sono do alcaide, que  poderá ficar inelegível. A rejeição já teria votos da oposição pra reprovar. Ui!

Vereador bipolar

Imagem de uma reunião com vários atores da política da capital do marisco e, até o deputado federal manezinho, Hélio Costa (Republicanos), causou alvoroço em Penha. Tudo porque na foto tem o ex-prefeito Evandro dos Navegantes (PSDB) e o atual presidente da casa do povo, Maurício Olívio Brockveld (MDB). Todos felizes, reunidos e sem máscara, em plena pandemia. Qui feio.

Trator

O deputado federal manezinho, Hélio Costa, trouxe uma emenda parlamentar pra um trator para ajudar os pescadores da capital do marisco pra deslocar suas embarcações pesqueiras. O  ex-prefeito Evandro teria conduzido uma solenidade no período da tarde.

Juntos & misturados

Os linguarudos de plantão caceteiam que Maurício, que é MDB, partido do prefeito Aquiles da Costa, seria Aquiles de dia e Evandro à noite, em uma bipolaridade política difícil de entender. Maurício sisquece que a política ama a traição, mas não perdoa a traição....

Enrolado

No governo do ex-prefeito Evandro, o atual chefão da câmara de vereadores de Penha era diretor de trânsito. Segundo a investigação da diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic), ele tirava as multas.

Réu

O presidente da câmara de Penha, Maurício, quando viu que a corda ia estourar, procurou o ministério Público pra denunciar. Ele buscou uma delação premiada que não foi homologada e acabou virando réu. Um dos principais no rolo das multas.

Sete anos

Segundo as investigações policiais, durante sete anos durante o governo do ex-prefeito Evandro, foram retiradas 3,5 mil multas, com o intuito eleitoral de angariar votos. O esquema teria beneficiado bagrões do governo e até vereadores que na época estavam entre os envolvidos e beneficiados.

Contra o Beto

Além da bipolaridade política de durante o dia ser Aquiles e a noite Evandro, Maurício tem sido um presidente pífio no legislativo, com poucas ações e projetos sem relevância. Ele chegou a usar a tribuna pra detonar um dos maiores patrimônios de Penha,  que é o Parque Beto Carrero, porque uma youtuber disse que o empreendimento seria em Balneário Camboriú.

De corar

Parece que a safra da última eleição, nas casas do povo, nos trouxe excelências excelentíssimas fraquíssimas e destoadas da realidade das nossas cidades. Penha é um exemplo disso. Uma triste fase, principalmente quando necessitamos de lideranças pensantes e que hajam com sabedoria para o bem comum e os desafios que se apresentam.    

Proteção Animal

O vereador Ferrão Vailatti, o senhor dos anéis (Podemos), da capital do marisco, criou uma petição online para que se crie o fundo de proteção Animal em Penha. O anteprojeto foi encaminhado à prefa, conta Ferrão, sem uma resposta positiva, por isso da sua ação.

Fundo

Ferrão defende que “com a criação do fundo será possível a captação de recursos privados, municipais, estaduais e federais visando o financiamento, investimento, expansão, implantação e aprimoramento das ações voltadas à proteção e o bem-estar dos animais, bem como o implemento do controle populacional e de medidas de prevenção de zoonoses e demais moléstias.”

Doação

A casa do povo da Dubai brasileira aprovou esta semana o parecer contrário da Comissão de Justiça e Redação ao projeto de lei do vereador Marcelo Achutti, o Quero-Quero (MDB), que previa o corte de salários de excelências excelentíssimas e bagrões do paço dos altos da Dinamarca. Aquele projeto só pra jogar pra plateia e fazer demagogia. Saca?

Arquivado

O parecer foi aprovado com 12 votos favoráveis e cinco contrários (dos vereadores André Meirinho (PP), Elizeu Pereira (MDB), Juliana Pavan (PSDB), Marcelo Achutti e Nilson Probst (MDB) e o projeto será arquivado. Gostaria de saber dos vereadores citados, se também vão “doar” 30% do seus salários, já que votaram com esta intenção...

Garganta

O vereador Quero-Quero, Achutti (MDB), apesar de gargantear mais do que ave com cria no ninho, disse que vai oficializar a casa do povo sobre a devolução de parte do seu salário, pelos próximos quatro meses, conforme previa o seu projeto que teve parecer contrário.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

Qual a sua opinião sobre a demolição de casarões emblemáticos da paisagem arquitetônica de Itajaí?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Congresso “inimigo do povo” muda o tom e promete “entregas concretas”

Eleições 2026

Congresso “inimigo do povo” muda o tom e promete “entregas concretas”

Porque violência contra animais cresce em grupos online de adolescentes

Cão Orelha

Porque violência contra animais cresce em grupos online de adolescentes

BRB, rombo bilionário e a questão: o que Ibaneis Rocha tem a ver com crise do Banco Master

BANCO MASTER

BRB, rombo bilionário e a questão: o que Ibaneis Rocha tem a ver com crise do Banco Master

Especialista explica o que querem os donos das big techs

Colonialismo de dados

Especialista explica o que querem os donos das big techs

Vamos investigar o lobby das Big Techs pelo Brasil

Microbolsas

Vamos investigar o lobby das Big Techs pelo Brasil



Colunistas

Coluna Esplanada

E a minha chapa?

Cadê o desconto ?!

Charge do Dia

Cadê o desconto ?!

Coluna Exitus na Política

Ética institucional e os pecados do corporativismo

Aurora em Cabeçudas

Clique diário

Aurora em Cabeçudas

Fiesc pede cautela na agenda 6x1

Coluna Acontece SC

Fiesc pede cautela na agenda 6x1




Blogs

Bruno quer virar vereador. Sim, aquele Bruno.

Blog do JC

Bruno quer virar vereador. Sim, aquele Bruno.

Suco turbinado!

Blog da Ale Françoise

Suco turbinado!

🎭 Carnaval e Saúde: equilíbrio é a melhor fantasia

Espaço Saúde

🎭 Carnaval e Saúde: equilíbrio é a melhor fantasia

O eco demora

VersoLuz

O eco demora






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.