Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Ensaio para candidatura


(foto: Davi Spuldaro/CVI)


Ex-vereador futebolista Nikolas Reis, nega, mas estaria assanhado pra ser candidato a deputado estadual. Hummmm... 

 

Ancorando

Nesta sexta-feira o senador Dário Berger (PSB) deve ancorar sua pré-campanha a governador, ops, visitar a superintendência do Porto de Itajaí, para ouvir os representantes portuários favoráveis ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

 

Ancorando

Nesta sexta-feira o senador Dário Berger (PSB) deve ancorar sua pré-campanha a governador, ops, visitar a superintendência do Porto de Itajaí, para ouvir os representantes portuários favoráveis à manutenção da Autoridade Portuária Pública.

Estratégia Zero

Olha que Pai Atanásio anda numa paz de espírito tremenda, mas se tem algo que o véio não consegue entender é a falta de estratégia na briga pela manutenção da Autoridade Portuária Pública. Tanto Pai Atanásio, quanto este socadinho, entendem que a Autoridade Pública ainda é o melhor caminho, mas essa falta de habilidade pra lidar com o tema assusta.

Aviso de Pauta

“Como que me vão chamar um pré-candidato da frente de esquerda, pra resolver a questão que será decidida pelo governo de direita”, bradou o crítico político do além, quando viu o aviso de pauta distribuído para os profissionais de imprensa. Ou eu tô muito doido, ou Pai Atanásio tá coberto de razão.

Caminhos

Não se trata de desmerecer o mandato do senador, que por sinal preside uma importante comissão no Senado Federal sobre o tema portuário, mas é que justamente nas vésperas da eleição, o chamado para um candidato de oposição ajudar na resolução do tema, tem tudo pra gerar exatamente o efeito contrário.

Mão-de-obra

Os sabichões de Brasólia já deram todos os sinais que a Autoridade Portuária Pública será extinta. E, agora, os trabalhadores portuários que abraçaram a briga no início, se veem envoltos nesse processo, tendo inclusive alguns sindicatos convocado seus trabalhadores para a mesma reunião com o senador.

Risco

Desse jeito, misturando as pautas do governo municipal, da mão-de-obra e chamando o senador do partido que indicará o candidato a vice-presidente do Lula (PT), o encontro pode servir no máximo para arrancar um compromisso de Dário no estilo “caso eleitos forem”, mas não pra resolver os problemas que pretendem. É um baita de um risco!

Pré-candidato

Aproveitando a passagem do senador pela city, fontes da coluna garantem que o Chefão da Defesa Civil de Itajaí, Julcemar Ferreira, o popular Juça, vai pedir o boné da prefa pexera para disputar a eleição de deputado estadual pelo PSB, dando suporte à campanha de Dário Berger ao governo do Estado.

Mais confusos

A informação deixou Pai Atanásio e este pançudinho ainda mais confusos. O Dário vem aqui tentar ajudar a cidade no pleito da Autoridade Portuária, mas vai lá e lança um candidato para concorrer com o barbudinho júnior Thiago Morastoni (Podemos), que é a prioridade absoluta do governo  municipal nesta eleição. Não dá pra entender essa forma de fazer política.

Facãozada

Fofoqueiros de prontidão garantem que a pré-candidatura de Juça é um baita pedido de truco sem carta nenhuma na mão, a famosa facãozada. A estratégia seria criar dificuldade pra colher facilidades com uma desistência do Juça. Pra quem não se lembra, o PSB do Luciano Mette e do Juça não tem espaço no governo, muito menos depois que chutaram o vereador Mamão e o Jorge Negão da sigla.

Negociar

Com a possível ameaça à candidatura do barbudinho júnior, ai que medo, a candidatura de Juça pode representar uma moeda de troca para o grupo do Luciano Mette, que sonha, dia e noite, em ter mais espaço no governo, se apoderar de mais uns carguinhos (principalmente pros parentes e chegados, é claro),  e assim vai!

Níkolas lá

Apesar de dizer pra todo mundo que não quer, corre à boca pequena que o futebolista Níkolas Reis, que chegou a ocupar por alguns meses uma confortável cadeira na Assembleia Legislativa, estaria sim considerando a possibilidade de concorrer nessa eleição, disputando uma vaga para deputado estadual.

Será?

Níkolas e seu grupo saíram recentemente do Podemos e embarcaram no PSD da dama de ferro Eliane Rebello, acompanhando o pré-candidato já declarado a deputado federal Paulinho Bornhausen, que precisa de uma dobradinha local, que poderia ser ou com o entisicado Fernando Pegorini (PSD), ou com  o próprio Níkolas.

Nega de pés juntinhos...

Em contato com o ex-edil, Nikolas nega com os dois pés juntinhos. Ele afirma que não tem nada a ver, e que está focado no seu doutorado na Itália, mas os fofoqueiros, digo, as fontes do pançudo escriba que são próximas ao ex-menino de ouro, garantem que ele está bem posicionado nas pesquisas, e já tá até se animando. Quem viver verá, ou não.

Porto Belo

Após a renúncia do prefeito de Porto Belo (MDB) e a desistência do vice em assumir o seu lugar, a capital dos transatlânticos se viu na obrigação legal de fazer novas eleições municipais, marcadas pelo Tribunal Regional Eleitoral para o dia 5 de junho.

Vermelhinhas

O PT que já foi governo, com Evaldo Guerreiro ocupando a cadeira do executivo, lançou na última quarta a médica e ex-vereadora Rosaura Rodrigues como opção para governar a cidade praiana. A candidata a prefeita Rosaura e sua vice, Jaluza Wille de Freitas, que é presidente do sindicato dos trabalhadores na construção civil de Porto Belo e Bombinhas, visitaram a choupana do JC.

Fazer a diferença

Implantar um sistema de transporte público e gratuito que atenda toda a cidade é uma das propostas da dupla.

Lula lá

Pra candidata do partido dos trabalhadores, Porto Belo terá muito a ganhar com a eleição dela e sua vice, pois a partir do ano que vem “iremos administrar a cidade tendo Lula como presidente da República, provável vencedor da eleição presidencial, o que atestam todas as pesquisas eleitorais, algumas dando como certa a eleição da chapa Lula/Alckmin já no primeiro turno”, acredita Rosaura.

Políticas públicas e recursos

“Com o próximo governo Lula poderemos implantar políticas públicas de interesse de toda a comunidade portobelense, trazer recursos para obras estruturantes como as de saneamento e abastecimento de água de qualidade, construir um UPA e mais creches para os filhos de nossos trabalhadores e trabalhadoras, por exemplo”, assegurou a doutora Rosaura.

Como não criticar?

O vereador Marcelo Achutti, o Quero-Quero (MDB), postou uma foto com olhos vendados e a boca com esparadrapo e a frase: “algumas pessoas dizem que eu só sei criticar, mas como não criticar?” e lista uma série de broncas, umas totalmente corretas e outras nem tanto, que a administração do prefeito pop star, o coach Fabrício Oliveira (Podemos), deixa quicando.

Listinha

Do que mais se destaca recentemente, a empresa de águas da cidade, a Emasa, na maior cara dura, resolveu reajustar as tarifas de água e esgoto em inacreditáveis 17,8%. Uma bela lambada na buzanfa do eleitor, digo, comunidade. A justificativa da Emasa é que não reajustou nos últimos dois anos.

Superavitária

Desde a municipalização do serviço, a Emasa na Dubai Brasileira nada de braçada. Entre 2014 e 2019, ou seja, durante cinco anos, graças a uma ação que pôs a cidade inteira pagando cerca de 100% de aumento em relação aos anos anteriores, a Emasa foi ainda mais lucrativa.

XXXX

Linguarudo de plantão da city que anda sacudo com as contas pra lá de salgadas que recebe um mês sim e outro também, alardeia que Fabrício, sem pretensões políticas atuais, não tá nem aí pro aumento junto ao povão.

Bico caladinhos

O mais impressionante é que a turma do prefeito domina quase todas as associações de moradores na city e por enquanto ninguém deu um pio sobre o aumento indecente que Fabrício autorizou, nem mesmo a associação de síndicos da cidade (existe ainda?),  fez uma  nota desaprovando a lambada que virá para os condomínios.

Sozinho

Até o Marcelo Achutti,  que adora uma demagogia, só que neste caso fica como único reclamão da história e por gritar mais que o homem da cobra, passa a ser considerado chato por alguns, mas é preciso que outros vereadores apurem melhor essa questão.

Suplicy

Hoje é dia 13, dia mais que sugestivo para o jovem vereador petista da Dubai, Eduardo Zanatta, receber o três vezes senador por São Paulo, o Eduardo Suplicy. O encontro vai acontecer à noite na casa do povo. A turma do Lula-Lá vai em peso prestigiar a vinda do agora vereador pela city da garoa. O encontro acontece a partir das 19h30.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

Punição prevista em lei pra maus-tratos a animais funciona no Brasil?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Congresso “inimigo do povo” muda o tom e promete “entregas concretas”

Eleições 2026

Congresso “inimigo do povo” muda o tom e promete “entregas concretas”

Porque violência contra animais cresce em grupos online de adolescentes

Cão Orelha

Porque violência contra animais cresce em grupos online de adolescentes

BRB, rombo bilionário e a questão: o que Ibaneis Rocha tem a ver com crise do Banco Master

BANCO MASTER

BRB, rombo bilionário e a questão: o que Ibaneis Rocha tem a ver com crise do Banco Master

Especialista explica o que querem os donos das big techs

Colonialismo de dados

Especialista explica o que querem os donos das big techs

Vamos investigar o lobby das Big Techs pelo Brasil

Microbolsas

Vamos investigar o lobby das Big Techs pelo Brasil



Colunistas

Coluna Esplanada

E a minha chapa?

Cadê o desconto ?!

Charge do Dia

Cadê o desconto ?!

Coluna Exitus na Política

Ética institucional e os pecados do corporativismo

Aurora em Cabeçudas

Clique diário

Aurora em Cabeçudas

Fiesc pede cautela na agenda 6x1

Coluna Acontece SC

Fiesc pede cautela na agenda 6x1




Blogs

O eco demora

VersoLuz

O eco demora

Bocudo Ivan Naatz no Desembucha, JC!

Blog do JC

Bocudo Ivan Naatz no Desembucha, JC!

Para onde está indo a nossa saúde mental, como indivíduos e como coletividade?

Espaço Saúde

Para onde está indo a nossa saúde mental, como indivíduos e como coletividade?






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.