Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

BBB Anna tá virada em líder do governo


BBB Anna tá virada em líder do governo
Divulgação

Deixa que eu faço!!! A minha ex-musa BBB, vereadora Anna Carolina (PSDB?), tá fazendo papel de líder do governo na piramidal casa do povo

Nova líder do governo?

As sessões da piramidal de Itajaí voltaram na última semana e quem acompanha de perto já percebeu: Adão Bittencourt (PL), que nunca foi exatamente um poço de palavras, anda ainda mais silencioso desde o retorno da minha ex-musa BBB, a Dom Quichata Anna Carolina (PSDB, por enquanto).

Assumiu

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Nova líder do governo?

As sessões da piramidal de Itajaí voltaram na última semana e quem acompanha de perto já percebeu: Adão Bittencourt (PL), que nunca foi exatamente um poço de palavras, anda ainda mais silencioso desde o retorno da minha ex-musa BBB, a Dom Quichata Anna Carolina (PSDB, por enquanto).

Assumiu

A vereadora Anna Carolina tem assumido a defesa firme do governo, com respostas rápidas, argumentos na ponta da língua e postura de quem parece ocupar, na prática, o espaço de líder do governo. O socadinho escriba já escrevinhou que a galega seria uma excelente líder.

Aluguel caro

E se tem algo que Anna nunca fez foi fugir de embate. A minha ex-musa foi alfinetada pela vereadora cultural Hilda Deola (PDT) sobre a locação de um imóvel pela prefa de Itajaí, ao custo de módicos R$ 35 mil mensais.

Agora que é governo...

A provocação da vereadora brizolista, Hildinha, veio acompanhada da prigunta clássica: agora que é governo, o aluguel deixou de ser caro? Afinal, no passado, Anna abriu o berreiro e até CPI para fiscalizar locações do município.

Anna sendo Anna

Anna Carolina não titubeou. Disse que segue absolutamente coerente com o que sempre defendeu: imóvel público precisa ser adequado e compatível com a finalidade, seja ele barato ou caro. A galega lembrou que a CPI denunciou desperdícios com baiucas vazias, subutilizadas ou completamente inadequadas — o que, segundo ela, não é o caso do imóvel destinado ao atendimento dos idosos.

Tudo certo, garantiu

O prédio, jurou Anna, digo, afirmou com os dois pés bonitinhos e juntinhos, foi construído para a área da saúde: possui elevador, acessibilidade, salas amplas e estrutura compatível com o serviço que será prestado, além de valor dentro do mercado da região.

Se não tens coragem, deixa que eu faço

A Dom Quichata ainda reforçou que meteu o bocão, ops, denunciou, sim, locações com favorecimento e que por conta do barulho feito à época, a prefa pexêra revisou contratos e economizou cerca de R$ 2 milhões em locações no último ano.

Se tiver que denunciar...

E encerrou no melhor estilo Anna Carolina: se Hilda tiver conhecimento de alguma irregularidade e não souber — ou não tiver coragem — de denunciar ao Ministério Público, que repasse as informações a ela. Que a denúncia, garantiu, ela faz. Eitcha!

Estadual

Nos próximos dias deve ser lançada mais uma pré-candidatura a deputado estadual na Maravilha do Atlântico. Será, segundo os perdigueiros da coluna, de um vereador da oposição que foi convidado para participar das eleições deste ano. Hummmmmm...

04 e CH

Ontem, circulou nos grupos uma foto do vereador de BC, Jair Renan Bolsonaro (PL), o zero quatro e o deputado estadual mais sorridente do sul do mundo, o Sapatinho, Carlos Humberto (PL?), e chamou a atenção das línguas frouxas, já que todos diziam que o testa, digo, Carlos Humberto iria para o PSD, só faltaria anunciar – será que não irá mais?

Num entendi!

Após a foto da dupla de dois ser veiculada, circulou também um vídeo onde o Carlos Humberto diz que não apoia e não vota no irmão do Jair Renan, o vereador carioca Carlos Bolsonaro (PL) para o Senado nas eleições deste ano. Será que o 04 não viu o vídeo? Ou Jair Renan não entendeu o que o deputado falou? Ai, ai, ai qui dor! 

Base?

Será que o Jair Renan agora é base do governo da prefeitona dos bairros, Juliana Pavan (PSD)? Que ele tanto criticou? E será que o 04 sabe que o pai da prefeita, o coronel, digo, prefeito de Camboriú, Leonel Pavan (PSD), também falou que não concorda com seu irmão como candidato ao Senado pela Santa & Esfolada Catarina?

Parece que não sei

Este socadinho está mais confuso com essa aliança do que o próprio Jair Renan quando lê um texto para colocar no seu Instagram. Ou ele não entendeu quem apoia e quem critica seu irmão ou eu não entendo mais nada de política. Oh, dor! Oh, vida!

Se pronunciou 

Recebi a notícia de que a vereadora e minha musa dos olhos verdes, Jade Martins (MDB), “não tinha dado um pio sobre a volta do coronel Egovaldo, ops Evaldo Hoffmann ao governo”… e fui conferir. Spoiler: o pio existia, só não estava no volume máximo.

Chatiça

Descobri que a loira não se esconde nem atrás de cortina transparente. Semana passada, foi à tribuna e falou do assunto, não como Procuradora da Mulher, porque essa cadeira é da outra loira, a Chatiça Muller, ops, Ciça Muller, que anda praticando corrida olímpica de desvio de assunto.

Tapa com luva

No áudio, Jade foi diplomática no estilo “tapa com luva de pelica”: reconheceu a competência do coronel, mas lembrou que competência não apaga a violência cometida. Jade ainda revelou ser amiga pessoal da vítima e disse que foi uma das primeiras a estender a mão. Amizade nível “cheguei com abraço e café”.

Quem nomeia

Um ponto que ela levantou e faz sentido: quem nomeia e exonera é a prefeita Juliana Pavan (PSD). Traduzindo: a caneta mágica não está na casa do povo da praia alagada, digo alargada, está no principal gabinete do paço dos altos da Dinamarca. 

O passado bate à porta

E é aí que mora a ironia: a própria Juliana, quando era vereadora, fez um escarcéu em 2024 por um episódio de violência política (alguém se alembra?). Teve delegacia, vídeo nas redes e processo — o combo completo do “isso vai dar o que falar”. Resultado: agora a internet prigunta se a régua mudou de tamanho ou se é edição limitada de “dois pesos, duas medidas – versão premium”.

Silêncio dura pouco

Quem também entrou no radar foi a vereadora Ciça Muller, ou “Chatiça” para os íntimos da zoeira, que outro dia saiu do plenário tão rápido que quase pediu Uber em movimento. Moral da história: na política local, silêncio dura pouco, memória é seletiva e a tribuna segue sendo o palco favorito de discursos…

Pelamor de Deus!

Aliás, a vereadora seguidora dos preceitos brizolistas, Ciça Müller, provavelmente pressionada, usou a tribuna pra dizer que não podia fazer nada por conta de a Univali ter entrado em recesso, e que o estagiário que faz curso na universidade e trampa na Procuradoria também não veio neste período. Meu Deus do céu, Ciça, que desculpa esfarrapada. Tem horas que o silêncio é rei!

Mudança na Comissão de Justiça da Câmara de BC

O vereador lamparina, ops, Anderson Santos (PL), assumiu esta semana como membro de importante comissão da Câmara de Balneário Camboriú: a de Justiça e Redação, fundamental para a tramitação dos projetos de forma adequada e nos trinques. O vereador está felizão por ter sido indicado para esta comissão, a qual já fez parte no mandato passado.

Atuante

Vereador atuante, Anderson é autor do projeto – que virou lei – que proibiu os pelados de fazerem festa na praia do Pinho, uma baita reivindicação de anos de quem mora nas praias agrestes. Anderson é atuante também nas comissões da casa das leis, já que além dessa da Justiça, ele integra as comissões de Defesa do Consumidor e a de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência... Tá voando.

Tocou na ferida

Aliás, Anderson tocou em uma ferida do passado ao comentar sobre o Planejamento de BC, ao relembrar do assassinado do engenheiro Sérgio na praia Brava, numa trama macabra envolvendo a pasta e até hoje não esclarecida, e que habite-se falsos ainda devem existir, como verdadeiros... Eitcha!

Diabetes

O vereador da piramidal casa do povo, Victor Nascimento (PL), o boneco Falcon, usou a tribuna do legislativo pra comentar sobre veto do presidente da República, Lula (PT), da compra de Libres pelo poder público federal, pra atender os milhões de diabéticos tipo 1 do país. Partindo desse ensejo, o Falcon falou da Saúde e seus eternos problemas.

Libre

O Victor contou que tem sido cobrado sobre uma Audiência Pública realizada na câmara de vereadores sobre a diabetes, e lascou sobre processo de licitação de compra do Libre que é um dispositivo de monitoramento de glicose, que substitui as picadas no dedo por um sensor no braço. E que as licitações na Saúde não andam, não seguem o ritmo do governo RR.

O vereador Victor Nascimento, o boneco Falcon (PL), afirma que as licitações na Saúde pexêra não acompanham o ritmo do governo do prefeito Robison Coelho (PL)
O vereador Victor Nascimento, o boneco Falcon (PL), afirma que as licitações na Saúde pexêra não acompanham o ritmo do governo do prefeito Robison Coelho (PL)

 

Nomes aos bois

O parlamentar disse que não ia dar nomes aos bois, mas que na próxima fala sua iria dizer quem seriam os “tranca-ruas” da secretaria de Saúde, que não acompanham o prefeito Robison Coelho (PL) e o vice-prefeito, o papai sabe-tudo Rubens Angioletti (PL).

Trevo da agonia

O deputado estadual Napoleão Bernardes (PSD) voltou a cobrar providências do governo do estado para a requalificação do trevo que liga a rodovia Jorge Lacerda à BR 101, um dos principais gargalos do trânsito rodoviário na Santa & Intransitável Catarina. O tema foi abordado pelo parlamentar em pronunciamento na tribuna da Leléia, esta semana.

Defasado

Com estrutura defasada e engarrafamentos frequentes, o trevo concentra grande volume de veículos e apresenta recorrentes problemas de mobilidade e segurança viária, impactando diretamente o fluxo da BR 101, principal corredor logístico do sul do Brasil, que conecta a terra barriga-verde aos estados do Paraná e do Rio Grande do Sul.

Risco sem fim

Além do tráfego intenso de carros e caminhões, o local também é utilizado por ciclistas, usuários de bicicletas elétricas e pedestres que se arriscam diariamente em meio ao trânsito congestionado. O que acaba acarretando acidentes. O socadinho passou por ali no final da tarde de terça-feira e tinha um baita contêiner virado ao lado da pista, embaixo do viaduto.

Papel estratégico

Napoleão destacou o papel estratégico da rodovia Jorge Lacerda para a economia regional, por fazer a ligação entre dois importantes polos econômicos do vale do Itajaí — Blumenau e Itajaí — e por servir como rota alternativa à BR 470, especialmente para o transporte de cargas e o deslocamento diário de trabalhadores.

A minha musa dos olhos verdes, vereadora Jade Martins (MDB), falou da violência contra a líder comunitária de BC
A minha musa dos olhos verdes, vereadora Jade Martins (MDB), falou da violência contra a líder comunitária de BC

 

Fundamental

“O trevo da rodovia Jorge Lacerda é um ponto fundamental para a mobilidade regional e precisa de uma solução definitiva. Não é um problema novo, mas que se agravou com o aumento do fluxo de veículos”, afirmou Napo.

Solução igual

Entre as medidas defendidas pelo parlamentar está a requalificação completa do trevo, com a adoção da mesma solução já implantada pelo governo do estado no trevo da rodovia Antônio Heil, a poucos quilômetros dali. Segundo Napoleão, a intervenção realizada naquele ponto trouxe impactos positivos imediatos na fluidez do tráfego e no acesso entre Brusque, Itajaí e a BR 101.

BR 102

Além das ações de curto e médio prazos, o deputado também voltou a destacar a importância de projetos estruturantes para o futuro da mobilidade no estado, como a chamada BR 102, via paralela à BR 101 que prevê a ligação entre Joinville e o Contorno Viário da Grande Florianópolis, ampliando a capacidade de escoamento e reduzindo o risco de colapso do principal eixo rodoviário do estado.

Frase do dia:
“Neutro é o que já se decidiu pelo mais forte”
Max Weber

Acompanhando

Napoleão Bernardes reforçou que seguirá acompanhando o tema e realizando apelos formais na Assembleia Legislativa de SC até que o governo do estado apresente soluções efetivas para garantir mais segurança, fluidez e eficiência no trânsito da região.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

Punição prevista em lei pra maus-tratos a animais funciona no Brasil?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Congresso “inimigo do povo” muda o tom e promete “entregas concretas”

Eleições 2026

Congresso “inimigo do povo” muda o tom e promete “entregas concretas”

Porque violência contra animais cresce em grupos online de adolescentes

Cão Orelha

Porque violência contra animais cresce em grupos online de adolescentes

BRB, rombo bilionário e a questão: o que Ibaneis Rocha tem a ver com crise do Banco Master

BANCO MASTER

BRB, rombo bilionário e a questão: o que Ibaneis Rocha tem a ver com crise do Banco Master

Especialista explica o que querem os donos das big techs

Colonialismo de dados

Especialista explica o que querem os donos das big techs

Vamos investigar o lobby das Big Techs pelo Brasil

Microbolsas

Vamos investigar o lobby das Big Techs pelo Brasil



Colunistas

Agricultura familiar leva revés do Estado

JotaCê

Agricultura familiar leva revés do Estado

Onde a Cidade Aprende a Torcer

Clique diário

Onde a Cidade Aprende a Torcer

Coluna Esplanada

Mulheres no front

CPI dos Cartórios depende de assinaturas na Alesc

Coluna Acontece SC

CPI dos Cartórios depende de assinaturas na Alesc

Casório em Cabeçudas

Coluna do Ton

Casório em Cabeçudas




Blogs

Pavan, fica fulo e diz que não é prefeito de patacas!

Blog do JC

Pavan, fica fulo e diz que não é prefeito de patacas!

Quando o sentimento não usa máscara

VersoLuz

Quando o sentimento não usa máscara

Tour de France no Brasil ganha nova patrocinadora de bicicletas

A bordo do esporte

Tour de France no Brasil ganha nova patrocinadora de bicicletas

Uma entrevista interessante

Blog do Magru

Uma entrevista interessante

Você tem andado cansado e com fadiga?

Espaço Saúde

Você tem andado cansado e com fadiga?






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.