BALNEÁRIO CAMBORIÚ
Empresa de patinete segue operando de forma irregular em BC
Jet está com credenciamento em análise, mas não pode atuar até o fim do processo
João Batista [editores@diarinho.com.br]
Após apreender quase 700 patinetes azulzinhos da Jet em Balneário Camboriú, a BC Trânsito esclareceu que já tinha notificado formalmente a empresa pra remoção de todos os equipamentos que estão nas ruas e a interrupção da operação na cidade até a regularização do processo de credenciamento.
Segundo a autarquia municipal, estima-se que a empresa tenha espalhado mais de 1,5 mil equipamentos no município. Com isso, ainda teria em torno de 800 patinetes nas ruas.
Continua depois da publicidade
Mesmo sem autorização, a empresa segue ofertando o serviço na cidade, com funcionários atendendo aos clientes em vários pontos.
“Diante da irregularidade, diversas operações de fiscalização e apreensão foram realizadas, resultando no recolhimento de aproximadamente 650 patinetes. As ações contam com a atuação da fiscalização de posturas, incluindo operações de grande porte com o uso de caminhões. Ainda assim, a empresa insiste em continuar operando de forma irregular”, informa a autarquia.
Processo em andamento
A Jet perdeu, no ano passado, a autorização especial que tinha pra operar o serviço, por trancar passeios públicos com os equipamentos e por falta de credenciamento.
Em novembro de 2025, a prefeitura lançou o edital de chamamento público pra empresas interessadas no serviço e as inscrições continuam em aberto.
De acordo com a BC Trânsito, o processo de credenciamento da empresa Jet está em tramitação. “O pedido foi protocolado inicialmente em novembro, porém houve pendências documentais, que motivaram novas solicitações de adequação”, explicou o órgão.
Entre as correções, está a reformulação do plano de implantação, com a redução do número de equipamentos para 500 patinetes. “O plano reformulado foi encaminhado pela empresa na última semana e agora passa por análise técnica”, completa a autarquia. Assim, a empresa não pode trabalhar na cidade até a conclusão do processo.
João Batista
João Batista; jornalista no DIARINHO, formado pela Faculdade Ielusc (Joinville), com atuação em midia impressa e jornalismo digital, focado em notícias locais e matérias especiais.
