CONTRABANDO
PRF intercepta carregamento de “Mounjaro”, vapes, botox e anabolizantes na BR 101
Carga ilegal veio do Paraguai
Camila Diel [editores@diarinho.com.br]
A Polícia Rodoviária Federal apreendeu quase três mil itens de importação proibida durante uma fiscalização na BR 101, em Joinville. A ação aconteceu no fim da tarde de sexta-feira, quando os agentes abordaram um carro que seguia pela rodovia.
O veículo, com placas de Belo Horizonte e de uma locadora, transportava medicamentos e cigarros eletrônicos de forma ilegal. Durante a abordagem, os policiais encontraram embalagens transparentes com ampolas espalhadas pelo banco traseiro do carro.
Continua depois da publicidade
Questionado, o motorista admitiu que levava medicamentos proibidos no Brasil, incluindo produtos usados para controle de peso e diabetes. Em uma vistoria mais detalhada, a equipe localizou mais de 2800 itens ilegais.
Entre o material apreendido estavam quase 1700 cigarros eletrônicos, conhecidos como vapes, além de dezenas de frascos de essências. Os policiais também encontraram centenas de frascos de esteroides anabolizantes, hormônios de crescimento (HGH) e toxina botulínica.
O condutor contou que buscou a mercadoria em Foz do Iguaçu, no Paraná, e faria a entrega em Gaspar, no Vale do Itajaí. Ele afirmou não ser o dono da carga e não informou quem contratou o transporte nem quanto receberia pelo serviço.
Segundo a legislação brasileira, o transporte desses produtos configura crime de contrabando e também crime contra a saúde pública, por envolver medicamentos sem autorização. O motorista foi preso em flagrante e levado à Polícia Federal de Joinville.
Os produtos apreendidos e o veículo foram levados à Receita Federal, que ficará responsável pela destruição do material.
Camila Diel
Camila Diel; jornalista no DIARINHO; formada pela Univali, com foco em jornalismo digital e produção de reportagens multimídia.
