GLOBO DE OURO
“O agente secreto” vence em duas categorias e reacende debate sobre o cinema brasileiro
Prêmios para o filme de Kleber Mendonça Filho e para o ator Wagner Moura mantêm o Brasil em evidência internacional
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
O Brasil deu mais um passo histórico no reconhecimento internacional pelas artes. Pelo segundo ano consecutivo, o país saiu do Globo de Ouro com prêmios nas mãos, reforçando o cinema nacional entre as grandes produções do mundo.
O longa-metragem “O agente secreto”, de Kleber Mendonça Filho, venceu na categoria melhor filme em língua não inglesa. Já Wagner Moura conquistou o prêmio de melhor ator em filme de drama.
Continua depois da publicidade
O filme se passa em 1977 e acompanha Marcelo, professor especializado em tecnologia que decide fugir de um passado violento e misterioso ao se mudar de São Paulo para Recife, em busca de um recomeço. Ao chegar à capital pernambucana em plena semana de carnaval, ele percebe que acabou atraindo para si o caos do qual sempre tentou escapar. A situação piora quando Marcelo começa a ser espionado pelos vizinhos e descobre que a cidade que acreditava que o acolheria está longe de ser um refúgio.
Os acontecimentos da noite de domingo podem ter mudado a narrativa do filme na corrida pelo Oscar. Desde o início da temporada, o filme nunca foi considerado favorito ao prêmio de melhor filme internacional. Agora, o sentimento é de que a estatueta pode, sim, se tornar realidade, especialmente se o longa conseguir uma indicação também na categoria de melhor filme. Uma nomeação na categoria principal pode fazer com que mais membros da Academia passem a buscar e assistir à produção brasileira.
Na disputa de melhor ator, a premiação também deixa Wagner Moura mais perto de uma possível indicação ao Oscar. Os indicados serão anunciados no dia 22 de janeiro, e O agente secreto aparece com boas chances de figurar nas categorias de melhor filme internacional, melhor ator e até melhor filme. O longa também pode garantir espaço nas categorias de melhor elenco e melhor roteiro original. A cerimônia da Academia acontece no dia 15 de março.
O jornal britânico The Guardian destacou que o prêmio conquistado por Wagner Moura representa um reconhecimento inédito para o Brasil numa categoria historicamente dominada por produções e intérpretes de Hollywood.
Apesar de a premiação não se converter diretamente em recursos financeiros, o “efeito prestígio” em Hollywood abre portas importantes para a visibilidade internacional do cinema brasileiro, além de ampliar as oportunidades de investimento em produções nacionais e em artistas do país.
E não foi só com prestígio que Kleber e Wagner saíram da premiação. Todos os vencedores da noite deixaram o salão do hotel The Beverly Hilton com a chamada “winner’s gift bag”, a bolsa de presentes dos vencedores, avaliada em mais de US$ 1 milhão. O kit inclui experiências luxuosas, tratamentos de beleza e vinhos sofisticados, reforçando o peso simbólico e material da premiação.
Redação DIARINHO
Reportagens produzidas de forma colaborativa pela equipe de jornalistas do DIARINHO, com apuração interna e acompanhamento editorial da redação do jornal.
