BRAZUCA!
Streaming gratuito com produções nacionais será lançado no primeiro trimestre deste ano
Tela Brasil reúne curtas, longas, séries, documentários e animações nacionais
Amanda Moser [editores@diarinho.com.br]
Com o audiovisual nacional em alta, o governo federal lançará ainda no primeiro trimestre de 2026 a plataforma Tela Brasil. O projeto é uma parceria do Ministério da Cultura com a Universidade Federal de Alagoas e reúne centenas de produções brasileiras.
O Ministério da Cultura (MinC) divulgou no dia 18 uma nota de esclarecimento informando que a plataforma gratuita de streaming ainda se encontra em fase final de testes e ainda não foi lançada.
Continua depois da publicidade
De acordo com o ministério, “não procede a informação de que o serviço já estaria disponível”. A plataforma e seus aplicativos (versões Android e IOS) têm lançamento previsto até o final de março.
"A Tela Brasil será uma importante entrega da política cultural do Governo do Brasil para o audiovisual, reunindo centenas de títulos brasileiros e ampliando de forma inédita o acesso da população às produções nacionais", completou a nota do Minc.
Catálogo será extenso
O catálogo será extenso e exclusivo para produções nacionais. A plataforma de streaming reunirá curtas, médias e longas-metragens, além de séries, documentários e animações brasileiras. E o melhor: a plataforma é gratuita.
Intitulado como streaming público, o Tela Brasil terá acesso free e o cadastro será vinculado à conta gov.br.
De acordo com o governo federal, o projeto é uma forma de valorizar o audiovisual nacional. O Ministério da Cultura já garantiu que a construção do catálogo ainda está em andamento, mas o objetivo é reunir mais de 500 obras, incluindo produções nacionais indicadas ao Oscar.
Amanda Moser
Amanda Moser; jornalista no DIARINHO, formada pela Univali. Produz conteúdo para as redes sociais e portal on-line com foco na editoria de geral e variedades.
