LUTO
Morre o criminalista Ronaldo Silva
Ronaldo atuou como advogado por mais de quatro décadas
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
Aos 88 anos, morreu neste domingo o advogado Ronaldo Silva. Em 2019, ele foi homenageado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) pelos 44 anos de profissão, em solenidade em Florianópolis.
Ronaldo completou 88 anos no último dia 17. O velório acontece na capela do cemitério do bairro Fazenda, com despedida marcada para as 17h desta segunda, no crematório Athenas.
Continua depois da publicidade
Ronaldo atuou como advogado criminalista em Santa Catarina e foi professor do curso de Direito da Univali por 22 anos, onde também foi diretor da faculdade. Ele é autor de dois livros técnicos: “Direito Penal I” e “Direito Penal II”.
O advogado também foi secretário da Fazenda em Itajaí na década de 1970, durante a gestão do então prefeito Frederico de Souza. De origem humilde, começou a vida profissional como alfaiate e, ainda jovem, trabalhou como contínuo na prefeitura. Já casado, cursou Direito e se tornou um dos mais respeitados criminalistas da região.
Alunos, amigos e colegas de profissão lamentaram a morte. “Que descanse em paz, grande professor Ronaldo. Deixará saudades pela sua partida. Pêsames aos seus familiares”, escreveu João Carlos Rebello Cunha. “Privilégio de ter sido seu aluno na faculdade de Direito”, disse Milton Cruz. Osmar Schmitt escreveu que Ronaldo foi um “grande advogado criminalista, professor de Direito Penal na Univali durante os anos que lá estudei. Foi diretor do curso de Direito e tinha especial orgulho por este momento. Nossos sentimentos a toda a família”.
Franciele Marcon
Fran Marcon; formada em Jornalismo pela Univali com MBA em Gestão Editorial. Escreve sobre assuntos de Geral, Polícia, Política e é responsável pelas entrevistas do "Diz aí!"
