ATRAÇÃO
Veleiro Cisne Branco terá visitação no domingo
Embarcação é usada pra missões diplomáticas e pra formação de militares da Marinha do Brasil
João Batista [editores@diarinho.com.br]
O navio-veleiro Cisne Branco estará aberto para visitação pública em Itajaí no próximo domingo, dia 1º de fevereiro. A comunidade poderá visitar a embarcação da Marinha do Brasil das 10h às 17h, no cais da Delegacia da Capitania dos Portos, em Itajaí. O veleiro volta à cidade após Itajaí integrar a rota das comemorações dos 25 anos da embarcação, em 2025.
O Cisne Branco está navegando pra Itajaí, com previsão de atracar na quinta-feira. A nova visita é uma oportunidade pra população conhecer de perto uma das embarcações mais emblemáticas da Marinha.
Continua depois da publicidade
O veleiro tem 76 metros de comprimento, 10,5 metros de largura e calado de 4,8 metros. A propulsão combina um motor diesel com um conjunto de 25 velas. Quando em plena navegação, pode atingir até 32 km/h. O navio conta com três mastros, tem18 km de cabos e é equipado com modernos sistemas de navegação. A tripulação fixa é de 52 militares.
O navio tem funções diplomáticas e de relações públicas, representando o Brasil em eventos náuticos nacionais e internacionais. Além de divulgar a mentalidade marítima, o Cisne Branco tem como missão preservar as tradições navais, promovendo a aproximação entre a Marinha do Brasil e a sociedade.
O navio também contribui pra formação dos militares da Força, como aspirantes, alunos do Colégio Naval e aprendizes-marinheiros que participam das manobras de vela e outras operações da embarcação.
João Batista
João Batista; jornalista no DIARINHO, formado pela Faculdade Ielusc (Joinville), com atuação em midia impressa e jornalismo digital, focado em notícias locais e matérias especiais.
