ITAJAÍ
Fachada de antigo comércio vai ser preservada em demolição
Obra fica no centro, ao lado da Farmácia Municipal
João Batista [editores@diarinho.com.br]
O prédio histórico de um antigo comércio na rua Manoel Vieira Garção, ao lado da Farmácia Municipal, no centro de Itajaí, foi demolido, mas preservando a fachada. Ainda não há informações do futuro projeto aprovado para o local.
O historiador Edison d’Ávila lembra que o prédio data dos anos 1950, quando foi construído por Abércio Werner, que era casado com Maria Fischer. “Ele tinha uma loja de ferragens na rua Hercílio Luz e não teve filhos, somente uma filha de criação, chamada Marina Werner. A família residia em cima e no térreo havia salas comerciais alugadas”, conta.
Continua depois da publicidade
A arquitetura do prédio é típica construção da época, muito comum em Itajaí e com projetos semelhantes na mesma região da cidade. “Já se havia adotado linhas do estilo modernista, fachadas retas sem adornos, buscando-se a funcionalidade da construção. E assim lá se vai a memória arquitetônica da cidade…”, lamenta o professor.
Atualmente, o imóvel está em nome de uma administradora de bens. A prefeitura não informou, até o fechamento da matéria, se o prédio tinha tombamento parcial da fachada ou se a iniciativa de preservação da parte frontal partiu do empreendedor.
João Batista
João Batista; jornalista no DIARINHO, formado pela Faculdade Ielusc (Joinville), com atuação em midia impressa e jornalismo digital, focado em notícias locais e matérias especiais.
