NAVEGANTES
Polícia descobre rede de falsificação no credenciamento de motoristas de apps
Pelo menos oito motoristas usavam credenciais fakes pra atuar na cidade
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
A Polícia Civil identificou um esquema de falsificação de documentos públicos usado para o credenciamento irregular de motoristas de aplicativo em Navegantes. Nesta semana, policiais civis fizeram buscas numa casa em Camboriú.
As investigações começaram no fim de dezembro do ano passado, após a Fundação Municipal de Vigilância e Trânsito (Navetran) constatar que uma mulher, que agia como despachante, encaminhava Certidões Negativas de Débito do município adulteradas por meio de edição digital.
Continua depois da publicidade
Os documentos falsos eram usados no processo de credenciamento de motoristas de aplicativo, conforme prevê a lei 12.587/2012. Num primeiro levantamento, a polícia identificou oito motoristas que usaram as certidões falsas por intermédio da investigada, mas outros casos seguem em análise. Segundo a Polícia Civil, a prática causou transtornos e atrasou o cronograma de regularização de motoristas e veículos no município.
Durante a operação na casa da suspeita, foram apreendidos equipamentos de informática e aparelhos de telefonia, que passarão por perícia para a conclusão das investigações. A polícia ainda não sabe quanto ela cobrava para entregar as credenciais fakes pra atuação dos motoristas de aplicativo em Navegantes.
A mulher apenas informou que era contratada para reunir os documentos dos motoristas de app. Ela acabaria falsificando a certidão negativa no município, porque os motoristas não tinham esse documento e ele é uma exigência para o credenciamento e para trabalhar na cidade.
Franciele Marcon
Fran Marcon; formada em Jornalismo pela Univali com MBA em Gestão Editorial. Escreve sobre assuntos de Geral, Polícia, Política e é responsável pelas entrevistas do "Diz aí!"
