BRASÍLIA
Julgamento da cassação de Jorge Seif ficou pra próxima semana
TSE volta a analisar o caso na terça-feira, às 19h
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
O julgamento da cassação do mandato do senador Jorge Seif Junior (PL) por suposto abuso de poder econômico nas eleições de 2022, foi adiado novamente. O reinício do julgamento foi transferido para a próxima terça-feira, dia 10, às 19h, no Tribunal Superior Eleitoral. A análise do caso estava prevista pra esta quinta, mas a Corte Eleitoral mudou a data por causa da audiência para discutir resoluções que vão reger as eleições de 2026.
O pedido de cassação foi apresentado pela coligação Bora trabalhar, formada pelos partidos PSD, União Brasil e Patriota. A ação acusa Jorge Seif de uso irregular de um helicóptero e da estrutura da rede Havan durante a campanha, além de apontar suposta interferência do empresário Luciano Hang no processo eleitoral. A coligação cita financiamento de propaganda por empresários de São João Batista em evento do polo calçadista.
Continua depois da publicidade
O Tribunal Regional Eleitoral de SC rejeitou a denúncia de forma unânime, com sete votos pela manutenção do mandato. Após a apresentação de recurso, o processo foi ao TSE. Caso seja condenado, o senador poderá perder o cargo e ficar inelegível. O julgamento começou em março de 2024, com o vice-procurador-geral eleitoral Alexandre Espinosa se manifestando pela condenação de Jorge Seif e de Luciano Hang. A sessão foi suspensa em abril de 2024 e será retomada com a leitura do voto do relator, ministro Floriano Peixoto Marques Neto.
Franciele Marcon
Fran Marcon; formada em Jornalismo pela Univali com MBA em Gestão Editorial. Escreve sobre assuntos de Geral, Polícia, Política e é responsável pelas entrevistas do "Diz aí!"
