SAÚDE
Médicos do Ruth Cardoso estariam com salários atrasados
Conforme denúncia, problema vem desde novembro
João Batista [editores@diarinho.com.br]
Médicos do hospital Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú, estariam com salários atrasados desde novembro de 2025, ainda durante o processo de estadualização da unidade. Conforme denúncia, os profissionais prestam serviços por meio de empresa terceirizada e, até o momento, ainda não tiveram o acerto da remuneração, mesmo mantendo 100% dos atendimentos e a regularidades das escalas de plantão.
A denúncia cobra apuração de possível irregularidade administrativa e trabalhista e medidas urgentes pra regularização dos pagamentos. Segundo informações de funcionários, a empresa responsável pela contratação alega falta de repasse financeiro, o que estaria impedindo a quitação das obrigações salariais.
Continua depois da publicidade
A esposa de um dos médicos ressaltou que o salário do hospital já é mais baixo que o normal da região, mas ainda assim a empresa atrasa.
“É importante destacar que a manutenção de profissionais da saúde atuando sem contraprestação salarial caracteriza situação de extrema gravidade, além de comprometer a dignidade do trabalho médico e a própria segurança do sistema de saúde municipal”, comentou.
Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde e a Viva Rio, empresa terceirizada que administra o hospital, esclareceram que até o dia 7 de dezembro de 2025 a responsabilidade pelos pagamentos era da prefeitura.
“A partir de 8 de dezembro, quando Estado e Viva Rio assumiram a gestão do Hospital Regional Ruth Cardoso, todos os pagamentos passaram a ser realizados regularmente, não havendo qualquer atraso”, explica.
João Batista
João Batista; jornalista no DIARINHO, formado pela Faculdade Ielusc (Joinville), com atuação em midia impressa e jornalismo digital, focado em notícias locais e matérias especiais.
