CULTURA E LITERATURA
Livro une história de Santa Paulina e gastronomia catarinense
Obra resgata memórias de Amábile Visintainer e tradições culinárias de cidades como Camboriú, Tijucas, Canelinha e Nova Trento
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Um novo livro, com lançamento previsto para o dia 28 de fevereiro, resgata a história e as memórias de Amábile Lúcia Visintainer, a Santa Paulina, e une a trajetória religiosa à gastronomia de sua época.
A proposta é revelar tradições e receitas que ajudam a contar a formação cultural de cidades como Camboriú, Tijucas, Canelinha e Nova Trento, em Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
A obra foi escrita pelos jornalistas Ricardo Ruas e Ana Paula Ruschel e propõe um mergulho no período em que Santa Paulina viveu, abordando não apenas sua missão religiosa, mas também os costumes e a culinária da época.
Trajetória
Amábile nasceu em 1865, na Itália, e chegou ao Brasil em 1875. Ao longo da vida, dedicou-se à Igreja Católica. Após sua morte, dois milagres atribuídos a ela foram reconhecidos, em 1966 e 1992. Ela foi canonizada em 2002, passando a ser chamada de Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus. O livro integra o projeto Oficina das Palavras, aprovado pela Lei Rouanet de incentivo a projetos culturais.
Redação DIARINHO
Reportagens produzidas de forma colaborativa pela equipe de jornalistas do DIARINHO, com apuração interna e acompanhamento editorial da redação do jornal.
