Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Rasante


Rasante
O primeiro ministro do governo Volnei Morastoni, Jean Sestrem, conversou com a coluna (Charge do Miro )

O primeiro ministro, samurai Jean Sestrem, conversou com a coluna. Totalmente envolvido com as agendas de governo entre obras e intervenções na cidade, não pude deixar de perguntar o que o homem mais influente do governo do barbudinho Volnei Morastoni (MDB), acha da greve dos professores.

 

Memória seletiva

Sestrem não poupou elogios aos professores e todas as classes de servidores. Porém diz que não vivemos mais nos anos 80. As circunstâncias políticas e sociais mudaram drasticamente e por ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

 

Memória seletiva

Sestrem não poupou elogios aos professores e todas as classes de servidores. Porém diz que não vivemos mais nos anos 80. As circunstâncias políticas e sociais mudaram drasticamente e por consequência o modelo das relações também.

Blogueiros

Sestrem opina que esse modelo de transformar tudo em espetáculo nas redes sociais não contribui em nada para o avanço das políticas públicas, justamente porque a sociedade está reativa. A sociedade hoje tem a própria voz.

Realidade

A realidade do servidor público é completamente diferente da realidade da sociedade em geral. Os servidores foram protegidos pelos cofres públicos durante a pandemia, que garantiu a todos os salários em dia e todos os benefício e seguranças. Muito diferente do que sofreu quem sustenta isso tudo, pagando impostos e ganhando muito menos, pontua Sestrem.

Perdas

As perdas da sociedade em geral foram imensuráveis. Não podemos ignorar isso. O mundo mudou completamente. As incertezas não cessaram. Não é uma questão de merecer ou não merecer. A questão é o momento e as atitudes tomadas pelos líderes, contextualiza o primeiro ministro samurai.

Bom senso

O governo, segundo Jean, seguindo a orientação do prefeito, tem se desdobrado no que chamamos de tempestade perfeita. Decisões judiciais seguidas negando pressões históricas, que temos de admitir que tem respeitado a realidade da sociedade, e tem impedido avanços intransponíveis por mera pressão.

Desarmar

É preciso desarmar o movimento e conversar em pé de igualdade. Entendo que esse debate público não soma aos servidores. Essa exposição espetaculosa irrita a sociedade, defende Sestrem.

Consequências

Sestrem lasca ainda que as divergências, quando políticas, são mais fáceis de resolve. Hoje, o risco de se cometer improbidade ou mesmo uma sanção pelo não cumprimento de decisões judiciais poderia inviabilizar o governo e tudo que vem sendo entregue à sociedade.

Prudência

“Como falei, coexistimos em outro mundo depois da pandemia. É preciso a revisão da perícia dos líderes. Ser experiente hoje requer outros fatores de avaliação política e administrativa. Não podemos ignorar o que aconteceu no mundo inteiro, muito menos com nossos cidadãos”, lembra Jean.

Paz

Encerrando,o  samurai manda que quem não quer paz é doido. “Não é uma questão de sim ou não, mas de responsabilidade em tempos distintos. Rezo para que a paz volte e rogo para que os servidores compreendam o momento que todos vivemos e retomem a seus postos e garantam uma conversação madura e compreensiva. Ninguém ganha com isso”, finaliza o primeiro ministro.

Nebuloso

É triste ver novamente uma operação da Polícia Federal ser deflagrada envolvendo Balneário Camboriú. A nossa Dubai brasileira está na mídia de todo o país, por conta de suposta lavagem de dinheiro e do narcotráfico internacional. É preciso coibir esse tipo de prática que faz o nome da cidade ser lembrado como uma verdadeira lavanderia de dinheiro sujo. 

Melancólica

A minha ex-musa BBB, Dom Quichata Anna Carolina (PSDB), anda de forma melancólica tentando fazer parecer que a CPI das Máscaras descobriu crimes e improbidades terríveis. Utilizando-se das redes sociais tem feito publicações dizendo que vai pedir auditorias em contratos e blábláblá.

Nada

Engraçado que a CPI podia investigar todos esses contratos e não achou nadicadenada que pudesse causar o indiciamento de alguma empresa ou pessoa física. Ou seja, durante a CPI a exposição de testemunhas como verdadeiros criminosos podia, agora admitir que nada foi descoberto, a Dom Quichata não admite e tenta enganar o povão com ações mequetrefes.

Nem coragem

Nem coragem para tentar colocar em votação o tal relatório paralelo da CPI a Dom Quichata teve. Fontes da coluna deste pançudo escriba garantem que de tão absurdo que o relatório era, mais uma vez fazendo ilações e sem comprovar nada, a peça não teve o apoio do Sancho Pança Osmar Teixeira (SD) e por isso a Dom Quichata não tentou empurrar o documento para votação.

Silencia

A Dom Quichata também faz boquinha de siri para a escandalosa quebra de sigilo de uma empresa com destinação de dados bancários para o e-mail particular de uma vereadora da própria CPI. Quero ver se por ventura as investigações da CPI forem anuladas por essa falha grave (pra não chamar de crime), a Dom Quichata vai se pronunciar.

Posse

Na sessão da casa do povo da Dubai brasileira, terça-feira, tomou posse o 2º suplente do Patriota, Humberto D’Alécio, que ocupará a vaga do vereador David La Barrica, do mesmo partido, que se licencia por 30 dias.

Amin

O senador turco careca Esperidião Amin (PP) assumiu a coordenadoria da Frente Parlamentar do Empreendedorismo no Senado, cargo que era ocupado pelo ex-senador Antonio Anastásia, novo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).

Honrado

Eu quero dizer para todos que eu me sinto muito honrado neste momento por complementar o trabalho do nosso presidente, o brilhante Deputado Marco Bertaiolli. 


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

Punição prevista em lei pra maus-tratos a animais funciona no Brasil?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Congresso “inimigo do povo” muda o tom e promete “entregas concretas”

Eleições 2026

Congresso “inimigo do povo” muda o tom e promete “entregas concretas”

Porque violência contra animais cresce em grupos online de adolescentes

Cão Orelha

Porque violência contra animais cresce em grupos online de adolescentes

BRB, rombo bilionário e a questão: o que Ibaneis Rocha tem a ver com crise do Banco Master

BANCO MASTER

BRB, rombo bilionário e a questão: o que Ibaneis Rocha tem a ver com crise do Banco Master

Especialista explica o que querem os donos das big techs

Colonialismo de dados

Especialista explica o que querem os donos das big techs

Vamos investigar o lobby das Big Techs pelo Brasil

Microbolsas

Vamos investigar o lobby das Big Techs pelo Brasil



Colunistas

Coluna Esplanada

E a minha chapa?

Cadê o desconto ?!

Charge do Dia

Cadê o desconto ?!

Coluna Exitus na Política

Ética institucional e os pecados do corporativismo

Aurora em Cabeçudas

Clique diário

Aurora em Cabeçudas

Fiesc pede cautela na agenda 6x1

Coluna Acontece SC

Fiesc pede cautela na agenda 6x1




Blogs

O eco demora

VersoLuz

O eco demora

Bocudo Ivan Naatz no Desembucha, JC!

Blog do JC

Bocudo Ivan Naatz no Desembucha, JC!

Para onde está indo a nossa saúde mental, como indivíduos e como coletividade?

Espaço Saúde

Para onde está indo a nossa saúde mental, como indivíduos e como coletividade?






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.