JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Agricultura familiar leva revés do Estado
(foto: divulgação)
O deputado estadual Fabiano da Luz (PT) tá fulo com o governador Jorginho Mello (PL), que vetou lei de sua autoria sobre a compra de alimentos de agricultores familiares, e prometeu luta na Leléia pra derrubar o veto
Cartão-postal ganha novo fôlego
Já tem cadastro? Clique aqui
Quer ler notícias de graça no DIARINHO? Faça seu cadastro e tenha 10 acessos mensais
Ou assine o DIARINHO agora e tenha acesso ilimitado!
Faça login com o seu e-mail do Google:
OU
Se você já tem um login e senha, por favor insira abaixo:
Cartão-postal ganha novo fôlego
O Morro da Cruz, um dos pontos mais emblemáticos de Itajaí, está prestes a iniciar uma nova fase. Com vista privilegiada da city pexêra e do mar, o espaço deixará de ser apenas um mirante simbólico para se transformar em um verdadeiro equipamento urbano de referência. Turismo, lazer e valorização paisagística caminham juntos num projeto que reposiciona o local no mapa estratégico da cidade.
Investimento robusto e impacto
O investimento é alto em uma estrutura moderna, acessível e integrada ao ambiente natural. O projeto contempla 920 m² de intervenção, com novo mirante para o povão ficar de queixo caído com a linda paisagem da nossa Itajaí. Não se trata apenas de obra estética. É infraestrutura que fortalece o turismo e movimenta a economia de Itajaí, e mais um ponto de orgulho da cidade
sair do papel
A licitação foi concluída e a ordem de serviço assinada nesta quinta-feira. Prazo estimado: 240 dias. É um compromisso assumido pelo prefeito Robison Coelho (PL) que começa a se materializar. Em política, promessa vira cobrança — e, neste caso, começa a virar obra. Que bom!
Na vênus platinada. O véio da Havan, Luciano Hang, nega valores de patrocínio, mas admite que adquiriu cota nas transmissões da Copa do Mundo, na Rede Globo (foto: divulgação)
Havan na Globo
O véio da Havan, Luciano Hang, vai anunciar na Rede Globo de televisão. O empresário da poderosa rede de lojas adquiriu uma cota de patrocínio na Vênus Platinada, pra que comerciais da sua empresa sejam veiculados durante as transmissões da Copa do Mundo.
Cabeça de empresário
É uma questão de lógica investir na maior e mais importante emissora de TV do país e no futebol: paixão nacional. Nada da bobagem dos alucinados que não sabem que o véio da Havan, antes de qualquer coisa, é um empresário e sabe o poder da TV e do futebol juntos. Por escrevinhar sobre futebol, a Havan fechou patrocínio com o Grêmio.
Negócio e visão
A informação em primeira mão foi anunciada pelo jornalão Folha de São Paulo e rebatida no valor de mais de R$ 235 milhões. O véio da Havan falou que a informação na questão de valores não era verdadeira, mas revelou que sua empresa é, sim, uma das patrocinadoras de uma cota na transmissão da Copa do Mundo, na TV Globo. Negócio e visão. Simples assim.
Estratégia
E essa cota deve ser realmente de milhões e milhões de reais, mas claro que a empresa não vai divulgar os valores, até por estratégia. Todos os dias, empresas devem bater às portas da Havan pedindo apoio e patrocínio. Imaginem com a divulgação desses valores? Vai ter gente dormindo na porta da Havan.
O passado bate à porta e fede. Delações premiadas suscitam supostos acordos com empresa de água & nenhum esgoto, e prefeitos. Ui! (foto: Imagem ilustrativa)
200 em 2026
Apesar das polêmicas do passado, por sua personalidade forte e posicionamentos políticos e ideológicos, Luciano Hang tem se distanciado da política quando se colocam nomes que devem nortear o cenário eleitoral deste ano, e tem focado na expansão da sua rede, com expectativa de chegar a 200 lojonas em 2026.
Arrependimento com cargo
Egovaldo… ops, Evaldo Hoffmann, passou meses sem dar um pio sobre o assunto “xingamento”. Nenhum pedido de desculpas, nenhuma humildade, nenhum “quem me conhece sabe”. Bastou ganhar um cargo de confiança no governo da prefeita Juliana Pavan (PSD) que, num passe de mágica, brotou o arrependimento. Não foi consciência. Foi nomeação. Assim não phode!
Desculpa por portaria
O silêncio durou exatamente até a caneta do governo assinar sua portaria de volta. Antes, não tinha arrependimento. Depois, teve discurso emocionado. Coincidência dessas que só acontecem quando o contracheque depende da conveniência.
Arrependimento planejado
Evaldo Hoffmann não pediu desculpas quando errou. Pediu quando precisava. O pedido não veio no tempo da dignidade. Veio no tempo da sobrevivência política. Isso não é arrependimento. É manutenção de cargo. E na Câmara de Vereadores de BC, na última quarta-feira, tinha até plateia para aplaudir. Até parece que foi combinado.
Sobrevivência política. Chefão do BC Trânsito, Egovaldo, ops, Evaldo Hoffmann, pede desculpas na casa do povo ( Molecagem com foto divulgação)
Justiça pedagógica
O acordo judicial que trocou responsabilização por livros para a Polícia Civil, que custaram pouco mais de 400 reais, teve um efeito muito prático: salvou o currículo e o cargo. Se fosse condenado, poderia virar ficha suja administrativa e dar adeus ao cargo de confiança. Mas não. Entregou livros, virou a página… e voltou direto para o cargo de chefão do Trânsito de BC.
Prioridade sempre foi o poder
Egovaldo, ops, Evaldo Hoffmann não teve urgência em pedir desculpas. Teve urgência em limpar o caminho. O pedido só apareceu depois que o cargo estava seguro. O gesto não foi para reparar o erro. Foi para proteger a cadeira.
“Medo eu tenho é de ir no psicólogo e ele tirar as vozes da minha cabeça... Depois vou conversar com quem?” - Pai Atanásio atazanado.
Quem me conhece, sabe!
Egovaldo disse “quem me conhece sabe”. Sabe mesmo. Sabe que o silêncio veio quando convinha. E a desculpa veio quando precisava. Não foi um ato de caráter. Foi um ato de necessidade. E só quem é puxa saco pra não enxergar.
Puxas
Por falar em não enxergar, fazia dias que uma postagem não tinha tanto comentário em tão pouco tempo, parabenizando o Egovaldo pelo pedido de desculpas, nem parece que foi combinado com os cargos pra elogiar.
O prefeito de Bombinhas, Alexandre Silva (PSDB), participou do Desembucha JC. Assista no youtube.com/@DesembuchaJC (foto: Musa dos olhos coloridos)
Ninguém defendeu a mulher!
Sim, elogiaram ele, aquele que xingou a líder comunitária, mas não me lembro de ter visto ninguém dessas mulheres e homens que comentaram defendendo a mulher que foi agredida naquela ocasião. Ai qui dor!
Porcaria
O vereador rei do berreiro, Marcelo Achutti (MDB), descascou no lombo do governador little Jorginho Mello (PL) ao falar da situação do hospital Ruth Cardoso, na Dubai brasileira. O Quero-Quero, digo, Marcelo, chamou a OS que toca o nosocômio de “porcaria”.
Colapso
"Com todo respeito, agradeço ao governador, chamou para si a responsabilidade; agora, a organização social que ali assumiu é uma porcaria", bravejou o Quero-Quero, ops, Marcelo, quase estourando as veias do pescoço, apontando que existe um colapso administrativo no hospital, mas o secretário de Estado da Saúde insiste em afirmar que está tudo bem.
Cadê os deputados?
"Vão lá na fila pra ver quantas pessoas tem; não tem insumos e os deputados da nossa região estão aonde? Falta médico, sim, o atendimento as pessoas estão reclamando, estão cancelando cirurgias eletivas, o número de técnicos de enfermagem está abaixo, farmácia fechada", debulhou Achutti.
Alinhamento
Por falar no vereador Jair Renan Bolsonaro (PL), o zero quatro, esta semana o líder da oposição na casa do povo da praia alagada, digo, alargada, o Mauzinho, ops, Mazinho Miranda (PRD), anunciou o novo membro para a Comissão de Justiça e Redação, no lugar do vereador Guilherme Cardoso o Gui (PL), que é da ala do ex-prefeito e muso das bochechas rosadas Fabrício Oliveira (PL)
Lamparina
O vereador Victor TikTok Forte (PL) pulou o tambor e também não quis assumir o posto; o vereador Jair Renan (PL) indicou o vereador lamparina, Anderson dos Santos (PL), que pede bênção pra prefeitona dos bairros, Juliana Pavan (PSD), um dia sim e outro também.
Tudo junto & misturado
Agora, a Comissão de Justiça e Redação do legislativo de BC passa a ser 100% governista, tendo os vereadores Samir Dawud (Cidadania) presidente e minha musa dos olhos verdes, Jade Martins (MDB), membro. O ato demonstra que Renan Bolsonaro já está alinhado ao governo da prefeita Juju Pavan, conforme o socadinho escriba já havia anunciado neste espaço.
Penha e Camboriú
A capital do marisco, Penha, a capital da pedrada, Camboriú, a capital da TPA e outras aparecem entre os municípios mencionados nas delações premiadas de executivos ligados à empresa Aegea Saneamento, no âmbito de acordo firmado com o Ministério Público Federal (MPF) e homologado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) em 2025.
Não criar obstáculos
De acordo com a reportagem do UOL, baseada em documentos sob sigilo, um prefeito de um município teria cobrado R$ 4 milhões para não criar obstáculos à execução do contrato de concessão de água e esgoto na cidade.
Nem um pingo de tratamento
A denúncia escabrosa envolve uma gama de cidades catarinenses: São Francisco do Sul, Penha, Camboriú e Bombinhas. E até na capital manezinha, batendo na porta da Assembleia Legislativa, com suposto envolvimento de deputado estadual. É uma bomba que acabou de estourar através da matéria do UOL.
Suposta
A mesma reportagem aponta que, em Santa Catarina, delatores relataram suposta influência junto ao Tribunalão de Contas do Estado (TCE) para favorecer interesses da empresa em contratos de saneamento, mencionando repasses indevidos a agentes públicos e atuação institucional em benefício da concessionária. É uma bomba que pode arrastar mais gente...
Jorginho vetou
Ao vetar trecho da lei que reservava 30% das compras de alimentos do governo da Santa & Calorenta Catarina à agricultura familiar, o governador little Jorginho Mello (PL) retirou o principal mecanismo de aplicação de uma lei aprovada na Leléia para fortalecer pequenos produtores rurais.
Agricultores familiares
A proposta, conhecida como Compra Coletiva/SC (PL 160/2024), determinava que órgãos como escolas da rede pública, unidades de saúde, rede socioassistencial e instituições de educação especial priorizassem a aquisição de alimentos diretamente de agricultores familiares, por meio de chamadas públicas.
Perde o efeito
O autor do projeto da Compra Coletiva na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Fabiano da Luz (PT), afirmou que, sem o trecho vetado, a lei perde seu efeito prático e deixa de garantir mercado para os pequenos.
“Vai derrubar o veto”
“O governo fala tanto da agricultura, mas não cria uma política pública para ajudar o setor. Aliás, acaba atrapalhando como fizeram agora. Os pequenos produtores vão continuar tendo perdas e o estado vai continuar perdendo em qualidade de comida. Por isso, a Assembleia vai derrubar esse veto”, disse o parlamentar.
78%
Segundo o Censo Agropecuário de 2017, do IBGE, 78% das propriedades rurais catarinenses são classificadas como de agricultura familiar. Estima-se que o grupo responde por 15% do PIB catarinense. Porém, nas compras governamentais, as empresas maiores acabam vencendo as licitações.
Prevê regras
O texto aprovado previa regras de fornecimento, exigência de cumprimento de normas sanitárias, preços compatíveis com o mercado local e regional e comprovação da condição de agricultor familiar por meio da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ou documento equivalente.
Correm atrás de apoio
Na mensagem de veto enviada à Alesc, o governo argumentou que o dispositivo aprovado representaria invasão de competência do poder executivo, ao interferir na organização administrativa e nos procedimentos de compras do estado. A derrubada do veto depende de maioria absoluta dos deputados estaduais. A oposição afirma já articular apoio entre parlamentares de diferentes bancadas para restabelecer o trecho central da lei.
Conteúdo Patrocinado
Comentários:
Deixe um comentário:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.