CABEÇUDAS
Prefeitura instala placa pra alertar sobre perigos de escalar pedra
Banhistas seguem se arriscando em área perigosa da praia
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
Um novo vídeo feito pelo morador de Itajaí, Nilson José, mostra que a retirada da escadaria da pedra da praia de Cabeçudas não impediu o acesso de banhistas ao local. A filmagem feita no último domingo retrata que, mesmo sob risco, pessoas continuam escalando a pedra, que está coberta de algas, é escorregadia e tem partes rochosas que provocam cortes nos pés. Pra piorar, o local recebe ondas que podem provocar quedas no mar.
Para tentar conter o risco, uma placa de alerta foi instalada pela prefeitura nesta terça-feira no costão. O aviso orienta banhistas e visitantes a manterem distância da área, considerada perigosa devido à ação imprevisível das ondas.
Continua depois da publicidade
Segundo a Defesa Civil, já foram registrados acidentes graves e mortes em costões da região. “Muitas vezes o mar aparenta estar calmo, mas entram séries de ondas que surpreendem quem está próximo ao costão e acabam arrastando a pessoa para dentro do mar”, explicou Onir Mocellin, coordenador da Defesa Civil de Itajaí e ex-comandante dos bombeiros na cidade.
Além do risco de afogamento, o contato com as rochas também pode causar ferimentos graves. “Os costões têm cracas, mariscos e outros organismos que provocam lesões sérias. Também há o risco de queda de altura e de bater nas pedras submersas”, alertou Mocellin.
A recomendação é manter distância das rochas, evitar subir nas pedras para tirar fotos ou contemplar a paisagem e respeitar a sinalização instalada. Desde a retirada da escadaria no início do mês, a prefeitura de Itajaí estuda um novo projeto de acesso ao costão com mais segurança e qualidade.
Franciele Marcon
Fran Marcon; formada em Jornalismo pela Univali com MBA em Gestão Editorial. Escreve sobre assuntos de Geral, Polícia, Política e é responsável pelas entrevistas do "Diz aí!"
