PRIMEIRAS ONDAS
Evento “Amigos da Atalaia” abre o calendário do surfe em Itajaí
ASPI programou diversas competições ao longo do ano em diferentes categorias
Anderson Davi [editores@diarinho.com.br]
O calendário da Associação de Surf Praias de Itajaí (Aspi) começou no último domingo com a abertura do evento “Amigos da Atalaia”. Após a primeira rodada da categoria profissional, as condições do mar pioraram com o vento sul e a organização preferiu manter o evento em espera, antes do início da categoria 40+.
Enquanto aguarda o próximo swell, a Aspi já se prepara para uma série de competições em 2026, sob o comando do presidente Juliano Secco. “Fizemos um calendário bem diversificado, com várias modalidades, tanto categoria profissional, quanto amador, também para atletas entre oito e 18 anos, acima dos 40 anos e feminino, além de várias ações ecológicas. Temos uma galera nova na diretoria, mas com muita vontade de trabalhar e fazer acontecer”, destaca Juliano.
Continua depois da publicidade
O “Amigos da Atalaia” será disputado em uma única etapa e terá ainda as categorias intermediário e feminino, todas com premiação em dinheiro para os quatro primeiros colocados. Já o Itajaí Surf Open vai se dividir em três etapas, em fevereiro, agosto e outubro, nas categorias pro, open local, 40+ local e feminino aberto.
No dia 8 de março, será a vez das mulheres tomarem conta da praia com o evento Super Girl, com categorias sub-14, sub-18 e open. Já as promessas do surfe de Itajaí terão sua vez no Surfuturo Grom que rola em maio, junto com uma etapa do Catarinense de base.
O festival Molhes In Vibe está de volta ao calendário em 2026, desta vez com uma semana em setembro dedicada ao surfe e a outras modalidades como o skate, além de uma programação de shows e apresentações culturais nos molhes.
Outras ações também estão previstas como mutirões ecológicos e o Down Surf Festival, em dezembro, reunindo mais de 100 surfistas com síndrome de Down e autismo, promovendo a inclusão através do esporte.
Juliano destaca ainda que a associação, junto com a prefeitura, está buscando o retorno de eventos de grande porte para Itajaí, como as competições da Confederação Brasileira de Surf.
Terceira gestão
Juliano Secco reassumiu a presidência da Aspi em agosto do ano passado. Ele já pode pedir música no Fantástico, já que é a terceira vez que ele está à frente da Associação, depois dos mandatos entre 2006 e 2011, e 2015 e 2019. Além disso, foi diretor de meio ambiente entre 2000 e 2004, depois de ingressar na Aspi em 1999.
Anderson Davi
Anderson Davi; jornalista no DIARINHO, formado pela Univali, com atuação na editoria de Esportes.
