ITAJAÍ
Carro de turista argentino cai em vala no parque do Atalaia
Dois 4x4 foram usados para resgate; parque só deve ser reaberto por completo no fim de fevereiro, diz prefeitura
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
Um carro de turistas argentinos caiu em uma vala na subida do parque municipal do Atalaia, em Itajaí, no domingo. O veículo ficou preso no canto da rua, que está intransitável, cheia de buracos e grotas.
Para retirar o carro do local, foi preciso acionar duas caminhonetes com tração nas quatro rodas. “A estrada do parque do Atalaia está intransitável. Muitos turistas estão subindo o morro e o parque está fechado em plena temporada, liberado apenas para veículos com tração”, disse um morador.
Continua depois da publicidade
Segundo o denunciante, a estrada precisa urgente de manutenção. “Está uma buraqueira danada. O pessoal do voo de parapente ajudou a retirar o carro com as caminhonetes porque o guincho não chega lá”, contou. Um dos veículos usados no resgate pertence a Dudu Parapentes.
A Prefeitura de Itajaí informou que as obras de manutenção e melhorias seguem no parque, com a nova previsão de reabertura total para o fim de fevereiro. “No momento, o Parque do Atalaia passa por etapas administrativas necessárias para a conclusão das melhorias previstas. Estamos em processo de contratação do transporte do contêiner, que exige um serviço especializado devido ao seu tamanho e características estruturais”, informou o município, em nota. '
Com o recesso de fim de ano, houve atraso no processo de licitação para a reforma do mirante. “Trata-se de uma obra em estrutura de madeira. Ambos os processos tiveram atraso em razão da especificidade dos serviços e do período de final de ano”, disse.
O parque passa por melhorias na entrada, substituição do contêiner de recepção, revisão do sistema de energia solar e ajustes em outros pontos, tendo ficado totalmente fechado desde setembro.
Em dezembro, a prefeitura reabriu parcialmente o parque para visitação, com a liberação da trilha das Cotias, com cerca de 460 metros, e o espaço de contemplação abaixo da torre, onde há um parquinho, uma luneta e uma vista que já vale a visita. O mirante, com torre de madeira de três andares e um dos principais atrativos do parque, segue fechado.
Na época, o instituto informou que as chuvas de novembro atrapalharam o cronograma e atrasaram o avanço da obra. A reabertura total seria pro fim de janeiro, mas agora a nova data passou pro fim de fevereiro.
Franciele Marcon
Fran Marcon; formada em Jornalismo pela Univali com MBA em Gestão Editorial. Escreve sobre assuntos de Geral, Polícia, Política e é responsável pelas entrevistas do "Diz aí!"
