LUTO
Morre Maria de Lourdes Garcia, irmã do herói Odílio Garcia
Ela faleceu aos 82 anos
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
Morreu na madrugada de quarta, aos 82 anos, Maria de Lourdes Garcia, irmã do herói itajaiense Odílio Garcia. Ela estava internada no hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, e teve falência múltipla dos órgãos. O sepultamento aconteceu no cemitério da Fazenda.
Maria foi rainha do carnaval da Vila Operária e trabalhou por anos na loja Irmãos Coelho, no centro de Itajaí. Antes disso, foi funcionária da tradicional Casa Narciso. Ela deixa três filhos, quatro netos e três bisnetos. Com a morte de Maria, resta viva apenas uma irmã de Odílio Garcia: Doraci. José, Julita, e Lídia já faleceram.
Continua depois da publicidade
Herói de Itajaí
Odílio Garcia faleceu aos 34 anos, em 3 de fevereiro de 1965, também no Marieta. Ele ficou conhecido como o “herói de Itajaí” por sacrificar a própria vida durante o incêndio no navio Petrobras Norte, atracado no Terminal Marítimo Heliogás, no rio Itajaí-açu, às margens da avenida Reinaldo Schmithausen. Para evitar uma tragédia maior, Odílio abriu a válvula do navio e sofreu queimaduras fatais. “Por volta das 21h, não só os moradores de Cordeiros haviam abandonado os seus lares. Os habitantes da Barra do Rio, São João, São Vicente, Rio Pequeno e até Vila Operária, a mais de cinco quilômetros de distância, abandonaram tudo e dirigiam-se para a estrada de Brusque e Camboriú”, narrou na época, o jornal A Nação. O nome de Odílio batiza uma rua e o parque náutico, ambos em Cordeiros.
Franciele Marcon
Fran Marcon; formada em Jornalismo pela Univali com MBA em Gestão Editorial. Escreve sobre assuntos de Geral, Polícia, Política e é responsável pelas entrevistas do "Diz aí!"
