UNÂNIME
Justiça Eleitoral inocenta prefeito de Itapema
TRE-SC rejeitou pedido de cassação do mandato de Alexandre Xepa
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) decidiu, nesta quinta-feira, manter o mandato do prefeito de Itapema, Alexandre Xepa (PL), e do vice Eurico Osmari (Republicanos), ao julgar os recursos de uma ação que questionava a campanha eleitoral de 2024.
Em junho de 2025, a Justiça Eleitoral cassou em primeira instância a chapa vencedora da eleição, acusada de abuso de poder político e econômico durante a campanha de 2024. O principal motivo apontado pelo Ministério Público Eleitoral era o uso da Associação Amigos do Morretes, declarada de utilidade pública em 2022, como plataforma de promoção pessoal e política.
Continua depois da publicidade
Só que, por unanimidade, com placar de sete votos a zero, os desembargadores reverteram a decisão e afastaram os pedidos de cassação dos diplomas do prefeito e do vice-prefeito. O desembargador Adilor Danieli, relator do processo, alegou falta de provas e evidências do crime, tendo o voto acompanhado pelos demais juízes.
Após a análise do mérito, o TRE-SC confirmou o entendimento de que não houve irregularidades que comprometessem o resultado eleitoral. “Sempre confiei na Justiça de Deus e na Justiça dos homens. Tentaram ganhar no tapetão o que não conseguiram nas urnas, mas a verdade sempre aparece. Essa vitória não é minha, é de cada cidadão de Itapema que acredita em um governo de trabalho e seriedade. Obrigado a todos que caminharam ao meu lado”, celebrou o prefeito Alexandre Xepa sobre a decisão.
A defesa do prefeito foi conduzida pelo advogado Filipe Mello, com o apoio dos advogados Rodrigo Fernandes e Pierre Vanderlinde.
Franciele Marcon
Fran Marcon; formada em Jornalismo pela Univali com MBA em Gestão Editorial. Escreve sobre assuntos de Geral, Polícia, Política e é responsável pelas entrevistas do "Diz aí!"
