Caia na folia
Sabadão de carnaval em Navega vai de homenagem a Marcílio a bailes de salão
Atrações se concentram na arena do Pontal e também em sociedades como a 1º de Janeiro e Tamandaré
Juvan Neto [editores@diarinho.com.br]
A expectativa é grande para o desempenho dos blocos e escolas de samba que se apresentam neste sábado, dia 14, no Carnavega 2026, em Navegantes. Os desfiles terão com palco a Vila do Samba Vilma de Souza Dias, na arena do Pontal, bairro São Pedro.
Entre os destaques mais aguardados está a apresentação da escola de samba Estrela do Mar, que em 2026 trará a homenagem ao marinhneiro Marcílio Dias. “Uma história conduzida das águas ao campo, e do campo à avenida”, no dizer de Cauê Rabello, presidente da agremiação, que convida a todos – os desfiles iniciam às 19h30 e o samba-enredo você confere na TV DIARINHO.
Continua depois da publicidade
Neste ano, a Estrela do Mar chega à avenida do Pontal com 350 integrantes. O desfile é baseado no livro sobre a vida de Marcílio Dias, que ela recebeu das mãos do diretor de patrimônio do time itajaiense, o jornalista Fernando Alecio. Marcílio foi o primeiro marinheiro negro a integrar o livro de Heróis e Heroínas da Pátria.
Segundo a carnavalesca Rafaela Koehler de Souza, a Estrela do Mar optou por manter o compromisso de sempre fazer enredos culturais ligados ao Vale do Itajaí, o que resultou na homenagem ao marinheiro. “E de tanto ver a população envolvida com o time de futebol, surgiu a curiosidade de saber a história do Marcílio, que batizou o clube de futebol de Itajaí”, reforçou ao DIARINHO.
A programação de Navegantes terá também bailes temáticos mantendo o carnaval de salão, atrações infantis, concurso de fantasias e até para pets, além de folia voltada à melhor idade. Neste sábado, 14, às 17h, rola o esquenta para o desfile das escolas de samba, seguido pelo desfile dos blocos e escolas, às 19h30. A programação noturna segue com o baile de máscaras “Branco e Vermelho”, às 22h30, na Sociedade 1º de Janeiro.
O encerramento será neste domingo, 15, com a reabertura da Vila do Samba às 14h. Às 15h, a Sociedade Almirante Tamandaré é a anfitriã do baile Vermelho e Preto da Melhor Idade, também com concurso de fantasias. Às 20h, a festa continua com o baile Azul e Amarelo, na Sociedade União.
Folia sim, bagunça não
Para garantir uma folia tranquila para a galera, a prefeitura reforçou o esquema de segurança do Carnavega 2026. O espaço será fechado e controlado, com presença de seguranças e forças policiais, além de videomonitoramento por câmeras em tempo real.
Segundo o secretário de Segurança, Raimundo Cristofolini, a estrutura contará com efetivo ampliado da polícia Militar, seguranças fixos e itinerantes, bombeiros voluntários, agentes da Navetran, Defesa Civil e fiscais.
A prefeitura dengo-dengo também orienta o público a evitar levar objetos cortantes ou perfurantes, que são proibidos, e reforça a importância do consumo responsável de álcool. A recomendação é que foliões cuidem de pertences pessoais e mantenham atenção em locais de grande movimentação.
Juvan Neto
Juvan Neto; formado em Jornalismo pela Univali e graduando em Direito. Escreve sobre as cidades de Barra Velha, Penha e Balneário Piçarras.
