Publicado 19/02/2026 18:08
Graças a Deus que acabou o Carnaval, essa semana. Agora o Brasil anda... Será? Infelizmente não. O Brasil anda, mas anda em círculos. Até o começo dessa semana pulava, entre confetes e serpentinas. Pulava sobre os assuntos que precisariam ser tratados seriamente. Pulava sobre questões que estão aí esperando ser resolvidas, e passa governo, entra governo, nada muda. É o país do Carnaval eterno.
Maioridade penal
Quer um exemplo? Maioridade penal. Ficou famoso o caso do cão Orelha, assassinado pela inimputabilidade penal de babacas menores de idade. Diante desse fato, e de outros igualmente horríveis que se seguiram com outros animaizinhos, o assunto “maioridade penal’ veio a tona. De novo? Sim, de novo. De vez enquanto ele vem, e, assim como veio, vai. Nada se resolve.
Oportunidade de “emprego”
O crime organizado, que é uma das poucas coisas organizadas no Brasil, usa a questão da maioridade penal para aliciar e “empregar” menores de idade para cometerem os mais variados crimes. O sujeito chega na “maioridade” sabendo de tudo, quando chega. É óbvio que um guri de quatorze, quinze anos, sabe o que é certo e o que é errado.
Sabe melhor do que nós
Tá careca de saber, aliás, como diz o outro... Assim como sabe, que essa coisa de menor de idade permite que ele faça o que quiser, que tudo bem. Assaltar pode, traficar pode, até matar pode. Menor só não pode é trabalhar. Aí não. Aí é exploração... Então, veja você, que é um assunto totalmente idiota que a lei brasileira, os políticos brasileiros, nunca resolvem. E não se sabe por que.
Na zoropa e por aí afora
Nos Estados Unidos, na maioria dos países europeus, e em muitos outros países ditos “democráticos”, se menor de idade aprontar, cometer crime, vai preso igual adulto, cumpre pena, etc. Aqui é essa babaquice, uma discussão que vai e volta, que nem couro de... E nada se resolve. Aliás, por aqui nada se resolve. E a culpa é dessa nossa classe política que pelamordedeus...
Cadeia só pra preto e pobre
Nosso código penal também é uma vergonha. Se o cara for rico, se tiver grana, não vai preso nunca. Isso desde de sempre. Veja esse tal de Vorcaro – e todo esse pessoal envolvido nessa engronha bilionária do banco Master (e de outros, as tais fintechs, que, entre outras coisas, lavam dinheiro do crime organizado). Todo mundo solto. Sabe quem vai pra cadeia? Ninguém. Cadeia é só pra pobre... E segue o jogo.
Se bem que não...
Nosso código penal é tão ruim, mas tão ruim, que nem, pobre tá indo mais preso. Só ver o enxuga gelo diário que é a ladainha “flagrante-prisão-soltura-imediata” que ocorre em nossas cidades todos os dias. Polícia prende o traficante zé ruela, o ladrão pé-de-chinelo, leva na delegacia, e eles soltam. Ninguém fica preso.
O país de mentirinha
Imagina: tem cara que já foi preso mais de 30 vezes pela polícia e segue solto. Policial fica mais tempo na delegacia para lavrar o boletim de ocorrência que o meliante detido. Isso é um absurdo. É a prova cabal que somos um país de mentirinha. Não existe um projeto de Brasil, porque um projeto para o Brasil não interessa às nossas elites. E tenho dito!
Foto (Divulgação)
Comentários:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Para fazer seu cadastro, clique aqui.
Se você já é cadastrado, faça login para comentar.