Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Pegando fogo...


Depois da divulgação sobre o grupo fechado de 11 excelências excelentíssimas grudadas com Nikolas Reis (PDT) e Fabrício Marinho (PPS), em grupo alternativo na busca pela presidência da piramidal casa do povo, o barbudinho Volnei Morastoni (PMDB), está feito louco atrás de reverter um votinho para eleger Paulinho Amândio (PDT) e não sair derrotado no primeiro dia de janeiro no embate político na câmara.

Meme da net DesenhoEnquanto isso, em Itajaí...

Promessas

Desde que deu a palavra a Fabrício Marinho, mas não se preocupou em cumprir, esse novo time tem se articulado para equilibrar as forças políticas para que o barbudinho não passe a régua e reine sem ter que dar satisfação a ninguém.

Poderes equilibrados

Apesar do vice-prefeito, Marcelo Saldré, ops, Sodré, demonstrar interesse na eleição de Paulinho Amândio, o menino de ouro e seguidor dos preceitos brizolistas corre frouxo e livre para compor com seu carisma uma camada de tensão. O que não deixa de ser interessante, pois dessa forma as forças ficam equilibradas entre os poderes.

Uiiii!!!!

Os bastidores da eleição da mesa diretora da piramidal casa do povo de Itajaí estão fervendo. Fontes asseguram que há denúncia formulada no Ministério Público sobre interferências do executivo na eleição. Há quem diga que o Gaeco deve agir ainda na primeira semana do ano de 2017 por conta de troca de cargos do executivo por voto para eleger a nova mesa. Quem diz isso mão deve se lembrar de eleições passadas na câmara né?

Traíras

Bocas de tarrafa não bradam outra coisa se não a trairagem descarada dos vereadores emplumados reeleitos, Dedé da Murta e o teacher Acácio da Rocha, que têm se comportado como funcionários da nova gestão, apostando tudo em cargos e poder no novo governo.

Fidelidade

Apesar da ambição, os dois vereadores tucanos correm sério risco se o PSDB levar a risca as normas de fidelidade partidária. Podem até perder o mandato. Sem falar na perda de total respeito da base partidária que em campanha demonstrou não ser miúda. Tem araponga alardeando que já possui aúdio de vereador dizendo que eleição se vence é com dinheiro e que trabalhar não adianta nada.

Trairinha

Outro que tem revelado ojeriza da base por sua debandada é o Otto da Farmácia (PRB), que se elegeu nas costas dos tucanos e, agora se agarra na cola dos traíras do ninho em troca de cargos e promessas de vantagens. A coisa não anda fácil, de um lado os manda brasas históricos querem o couro do barbudinho, de outro, tucanos querendo puxar brasa para suas asas. Ô coisa!

Caça fantasma

Quem deve ocupar a chefia de gabinete do vice-prefeito é o ex-secretário, Everton Wandall, com pompa de secretário. No mesmo gabinete mais uma montoeira de cargos de altos salários deve ser ocupada por chegados do vice-prefeito Marcelo Saldré, ops, Sodré.

Me abana!

Em tempos de grana escassa, manter um gabinete mega-estruturado de um vice que só assume se o prefeito faltar já é um descaso com o dindim público. Pior ainda é encher o tal gabinete, sendo que o homi vai estar no Semasa com mais uma pá de assessores. Explica o inexplicável!

Mais cinco

Ontem, naquele calorão medonho, o prefeito eleito Volnei Morastoni, divulgou mais cinco nomes de seu secretariado. Os cinco ungidos são: Vilson Sandrini (Administração); Silvia Wanderlinde Benvenutti (Procuradoria Geral); Normélio Weber (Fundação Cultural e Fundação Genésio de Miranda Lins); Cesar Reinhardt (Agricultura) e Evandro Neiva (Turismo). Maiores detalhes no DIARINHO de hoje.

Só um lado...

Em nota encaminhada à coluna a prefeita eleita da capital do ultraleve, Nilza Simas (PSD), garante que não vai retirar a ciclofaixa da orla do centro de Itapema. Nilza diz que a via terá sentido único e o estacionamento será feito em uma das faixas de rolamento, de acordo com estudos técnicos que estão sendo feitos pela futura equipe (de sabichões) do Departamento de Trânsito Municipal de Itapema (Detrami).

Legislativo santo

Na Maravilha do Atlântico, as igrejas evangélicas começam a mostrar seu poder dentro do futuro governo de Fabrício Oliveira. Michael Aboud, o líder da igreja Embaixada do Reino de Deus, que teve seu nome envolvido em uma operação da PF, estaria, segundo me contou um fofoqueiro de plantão, exigindo que o presidente da casa do povo seja um dos fiéis de sua igreja, o recém eleito Omar Tomalih, do PSB.

Malafaia 2

MIchael Aboud é uma espécie de Silas Malafaia de BC. Foi ele quem liderou o movimento contra o casamento de um casal homossexual durante o casamento coletivo, festa que é paga com os impostos de todos os munícipes. Aboud também é contra a Parada da Diversidade e organizou movimentos na câmara contra o Plano Municipal de Ensino. Elegendo Omar Tomalih presidente, o Estado laico, constitucionalmente garantido no Brasil, estaria ameaçado em BC.

Poder

Mas você pode estar se perguntando porque Michael Aboud teria interesse em colocar seu pupilo Omar Tomalih, na presidência da casa do povo da praia mais desejada do sul do mundo. Os linguarudos de plantão alardeiam que o pastor tem interesse em um projeto que as nossas amadas excelências excelentíssimas ainda não aprovaram. Sério?

Polêmica

É a construção de um centro executivo onde hoje está localizada a sede de sua igreja. Um complexo de seis andares que precisa de autorização do legislativo. O projeto foi apresentado no Conselho da Cidade em abril, mas gerou polêmica porque era tido como uma obra social, mas contempla a construção de várias salas comerciais, o que geraria lucro à igreja. Daí, complica...

Isenções

Tem ainda outro projeto de interesse dos evangélicos. É a isenção de IPTU para igrejas que funcionam em prédios alugados. Um verdadeiro absurdo proposto pelo atual presidente com cara de vampiro italiano, Nilson Probst (PMDB).

Só em 2017

Projetos polêmicos que estavam em pauta na câmara, como a votação do plano diretor, teve pedido de vistas do vereador e dublê de novela mexicana, Claudir Maciel (PTB), e deve ficar para decisão dos novos vereadores eleitos.

Mais tarde...

A aprovação de um residencial para moradia aos barnabés municipais, também acabou adiada em função do plano diretor, mesmo com toda a pressão que Sindicato dos Servidores.

Pressão

Com o ritmo intenso da sessão e o calor nos trabalhos legislativos para zerar a pauta, o presidente da casa, Nilson Probst, fez uma contagem de votos errada e até deu o voto de “minerva” para tentar desempatar uma emenda, até que foi pedida a recontagem dos votos e ao contrário do anunciado pelo presidente, a emenda tinha sido aprovada.

Azedo

Com a tensão parlamentar aflorada no último dia de trabalho legislativo na Maravilha, ficou evidente o racha dos vereadores Roberto Souza Júnior e Nilson Probst, ambos do PMDB, mas apesar de serem da mesma sigla, não tem falado a mesma língua.

Esforço

Mesmo com todo esforço para zerar a pauta com projetos completando aniversário sem nunca terem comemorado, digo, entrado para apreciação do plenário, muitos estavam mofando. Até a promessa do presidente da casa de deixar como herança de sua passagem, um canal aberto de TV, ficou apenas no sonho, digo, na promessa.

Herança

Que o próximo presidente da casa do povo tenha juízo e mais comprometimento com a coisa pública, porque fizeram diversas viagens até Brasólia e anunciaram o canal de TV como carro chefe da administração do Nilson, mas nadica de nada de virar realidade.

Escolha

Ao final da última sessão teve gente no plenário que agradeceu a passagem do que definiu como a pior legislatura da história política da city praiana. A escolha do novo presidente ocorre no dia 1º de janeiro de 2017, após a sessão de instalação da nova legislatura e posse dos eleitos.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

Qual a sua opinião sobre a demolição de casarões emblemáticos da paisagem arquitetônica de Itajaí?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Pós-carnaval tem indústria aberta à proposta de deputado petista

Fim da escala 6x1

Pós-carnaval tem indústria aberta à proposta de deputado petista

Congresso “inimigo do povo” muda o tom e promete “entregas concretas”

Eleições 2026

Congresso “inimigo do povo” muda o tom e promete “entregas concretas”

Porque violência contra animais cresce em grupos online de adolescentes

Cão Orelha

Porque violência contra animais cresce em grupos online de adolescentes

BRB, rombo bilionário e a questão: o que Ibaneis Rocha tem a ver com crise do Banco Master

BANCO MASTER

BRB, rombo bilionário e a questão: o que Ibaneis Rocha tem a ver com crise do Banco Master

Especialista explica o que querem os donos das big techs

Colonialismo de dados

Especialista explica o que querem os donos das big techs



Colunistas

Quando a luz aprende a chegar

Clique diário

Quando a luz aprende a chegar

Alerta para “golpe do motorista de app”

Charge do Dia

Alerta para “golpe do motorista de app”

Viaja mais que piloto de avião

JotaCê

Viaja mais que piloto de avião

Entre sandálias e latas: a política da indignação fabricada

Casos e ocasos

Entre sandálias e latas: a política da indignação fabricada

Família Fort

Jackie Rosa

Família Fort




Blogs

Praia Brava - Onde o medo se rende

VersoLuz

Praia Brava - Onde o medo se rende

🏃‍♂️ 2ª Corrida Casa Biel Solidária: cada passo carrega esperança

Espaço Saúde

🏃‍♂️ 2ª Corrida Casa Biel Solidária: cada passo carrega esperança

Topázio presidente

Blog do JC

Topázio presidente



Podcasts

⛽👀 GASOLINA BAIXA… MAS NEM TANTO ASSIM

⛽👀 GASOLINA BAIXA… MAS NEM TANTO ASSIM

Publicado 20/02/2026 19:09





Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.