Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Coletivo


Coletivo

Os motoristas e cobradores da Coletivo Itajaí, que tão recebendo salário parcelado, pararam dinovo ontem. A prefa agiu rápido e já colocou na rua o plano emergencial do transporte coletivo, que já tinha funcionado bem na primeira cruzada de braços.

Impacto

Com mais de 50 veículos cadastrados pra fazer o leva e traz do povão, os impactos aos usuários devem ser pequenos, até porque o trampo da Coletivo não é lá essas coisas. Tudo indica que essa intervenção da prefa peixeira será por pouco tempo.

Nova empresa?

Não significa que a Coletivo Itajaí pagará a segunda parcela do salário no dia 10, conforme pede o sindicato dos motoras. Assopraram nos ouvidos deste socadinho que a prefa de Itajaí está em fase final de negociação com uma empresa que deve assumir os serviços.

Sacaneada

Isso, enquanto se elabora o edital pra contratar a nova concessionária do serviço de transporte. É o que o povão mais quer ouvir. Tanto os funcionários da empresa, quanto a comunidade, não merecem ser sacaneados desse jeito por quem praticamente largou o serviço.

Mutirão de exames

O povão peixeiro que tava sofrendo há anos na fila de espera pra conseguir um exame tem conseguido agendar o procedimento rapidinho em Itajaí. Isso porque o prefeito barbudinho, Volnei Morastoni (PMDB), fez com que a secretaria de Saúde se coçasse e iniciasse um mutirão de exames e consultas.

Zerar a fila

Em pouco mais de 40 dias, foram feitos mais de 3600 exames de uma galera que esperava há muito tempo. A intenção é zerar a fila em setembro, já que tinha gente esperando desde 2013.

Tem gente que falta

Os números do mutirão podiam ser maiores, se o povão não faltasse tanto. Foram mais de mil faltas, a maioria pra exames como ultrassonografia, que tinha uma demanda reprimida de mais de 12 mil procedimentos.

Fazer a sua parte

Não dá só pra ficar reclamando do município e não fazer a sua parte. Se não for aparecer, avise e dê o lugar pra outro paciente. Quem cobra também precisa fazer sua parte.

Voltar a sorrir

O secretário Celso Dellagiustina tinha que se atentar para a fila de pessoas que querem voltar a sorrir em Itajaí e não conseguem. Tudo porque tem apenas um dentista especialista na área de próteses e uma fila quilométrica de espera.

Luz no fim do túnel

Mesmo num período em que só se ouve falar em cortes, o prefeito Volnei Morastoni conseguiu garantir os R$ 18 milhões necessários para o início das obras de reforma, reforço e alinhamento dos berços 3 e 4 do porto peixeiro.

Voltando

A ordem de serviço será assinada na próxima terça-feira. Além disso, o município terá de volta a linha Ásia, que deve garantir um crescimento de 20% na movimentação de cargas. Parece que temos uma luz no fim do túnel.

Ui!

Dezenas de ex-cargos comissionados do governo anterior peixeiro estão entrando com processos pra receber o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), tudo porque decisão da dona justa concedeu esse direito, retroativo. Ai, ai, ai, coitado do combalido cofre da Viúva Municipal!

Licitação própria

A tropa de choque dos baba-ovos dos Altos da Dinamarca falam que línguas maldosas falam demais sobre a jornalista Renata Furlanetto, responsável pelo departamento que cuida dos meninos e meninas da imprensa.

Gente maldosa

Maldosos avisaram à coluna que Renata sentou na licitação e demorou a despachar a papelada e, por isso, a prefa não teria campanha do níver da city. Mas a tropa de choque diz que não foi bem assim, pelo contrário, a prefa teve que adequar pedidos do SINAPRO, sindicato das agências, para deixar a licitação redondinha.

Transparência

Diferente de outros anos, a tchurma do Compras e a Renatinha da imprensa inovaram. Pela primeira vez, houve chamamento público para que profissionais de imprensa se cadastrassem, para participar da escolha da nova agência.

Tranca pauta

Já sobre a questão de centralizar - e essa reclamação é de muita gente do governo - os defensores da bonitona dos altos da Dinamarca são bem claros: ordens superiores. Tudo que sai da comunicação tem que passar pelo crivo da poderosa da imprensa da Maravilha. Então tá, né...

PTB

O médico e presidente do PTB, Eriberto Luchtenberg, e seu vice-presidente, Paulo Rebello, afirmam que a sigla não é oposição e nem situação. Questionado sobre estar em cima do muro, Eriberto diz que querem discutir o que é melhor para a cidade.

Crescer

Eriberto, que é médico cardiologista, acentua que o objetivo do partido é trazer bons nomes para o crescimento da sigla. Diz que tem pretensões de apresentar nomes para deputado federal e estadual em 2018.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

Qual a sua opinião sobre a demolição de casarões emblemáticos da paisagem arquitetônica de Itajaí?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Congresso “inimigo do povo” muda o tom e promete “entregas concretas”

Eleições 2026

Congresso “inimigo do povo” muda o tom e promete “entregas concretas”

Porque violência contra animais cresce em grupos online de adolescentes

Cão Orelha

Porque violência contra animais cresce em grupos online de adolescentes

BRB, rombo bilionário e a questão: o que Ibaneis Rocha tem a ver com crise do Banco Master

BANCO MASTER

BRB, rombo bilionário e a questão: o que Ibaneis Rocha tem a ver com crise do Banco Master

Especialista explica o que querem os donos das big techs

Colonialismo de dados

Especialista explica o que querem os donos das big techs

Vamos investigar o lobby das Big Techs pelo Brasil

Microbolsas

Vamos investigar o lobby das Big Techs pelo Brasil



Colunistas

Quando a luz aprende a chegar

Clique diário

Quando a luz aprende a chegar

Alerta para “golpe do motorista de app”

Charge do Dia

Alerta para “golpe do motorista de app”

Viaja mais que piloto de avião

JotaCê

Viaja mais que piloto de avião

Casos e ocasos

Entre sandálias e latas: a política da indignação fabricada

Família Fort

Jackie Rosa

Família Fort




Blogs

🏃‍♂️ 2ª Corrida Casa Biel Solidária: cada passo carrega esperança

Espaço Saúde

🏃‍♂️ 2ª Corrida Casa Biel Solidária: cada passo carrega esperança

Topázio presidente

Blog do JC

Topázio presidente

Falha Poética nº 6 — o pensamento tropeça

VersoLuz

Falha Poética nº 6 — o pensamento tropeça



Podcasts

⛽👀 GASOLINA BAIXA… MAS NEM TANTO ASSIM

⛽👀 GASOLINA BAIXA… MAS NEM TANTO ASSIM

Publicado 20/02/2026 19:09





Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.