Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Oportunidades


Oportunidades

O prefeito barbudinho, Volnei Morastoni (PMDB), está atrás de novos investidores pra city peixeira. Ciente de que a cidade tem diversos setores fortes paralelos à pesca, ao porto e à construção naval, Volnei apresenta o município aos bagrões espanhóis, aproveitando a ida pra largada da regatona Volvo. Ontem, o prefeito iniciou a maratona de reuniões com a intenção de captar investidores estrangeiros.

Portas abertas

Volnei teve uma recepção calorosa ontem, na capital Madri, pelo diretor da Câmara de Comércio Brasil-Espanha, Cassio Romano, outras autoridades e mais de 15 empresários espanhóis.

Gentileza

Eles reservaram um bom tempo na agenda pra ouvir o prefeito e a comitiva que o acompanha na missão. Uma tremenda gentileza que se justifica com o potencial que Itajaí tem pra receber capital de fora e crescer ainda mais.

Investimentos

A empresa espanhola Gomes da Costa é um case de sucesso em Itajaí. Ela é a segunda maior empregadora no município e tem a intenção de construir na city o maior complexo industrial de pescado enlatado do mundo.

Brilhar

Todo esse potencial fez brilhar os zóinhos dos empresários espanhóis que estavam em Madri. Eles deixaram a reunião falando em visitar Itajaí e fazer investimentos por aqui. Tomara!

Volvo

Convidado pra participar da largada da Volvo Ocean Race, outro motivo de orgulho pra Itajaí por ter sido escolhida pela terceira vez pra receber uma etapa da maior regata do mundo, o prefeito antecipou a agenda pra matar dois coelhos com uma cajadada só.

Fundamental

Volnei vai prestigiar a largada em Alicante, ao lado dos outros prefeitos que também recebem a regata, e pra fazer contatos a fim de atrair investimentos ao município e ao centro de inovação. Esse planejamento é fundamental pra buscar novas empresas, sem gastos exagerados.

Absurdo!

Uma paciente em situação de risco para Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), encaminhada para a realização de exames junto ao laboratório central, na rua Joinville, em Itajaí, foi impedida de fazer os mesmos por ter sido taxada como ‘oriunda de um consultório particular’. Phode?

Vergonhoso

Pois bem, meus leitores destas mais do que estrebuchadas linhas, qualquer um pode fazer os exames de HIV/Hepatite/Sífilis no município sem porra de guia de exames. É só chegar ao laboratório da city peixeira, solicitar e fazer os exames, sem ter esse absurdo de ser de consultório particular ou não.

Aluados?

É de se priguntar se estes profissionais ou quem ‘manda e desmanda’ não tá por dentro da legislação? Deem uma bizolhada na Portaria 151/2009 do Ministério da Saúde, no anexo II. Ou será que não sabem ler?

Universal

A lei orgânica do SUS (credo!) refere que o exame é universal. A portaria diz que o teste deve ser realizado em qualquer suspeita de forma imediata, pois o município recebe verba federal para manter aberto o Centro de Testagem e Acolhimento (CTA), onde a demanda de exames deve ser livre. E a prefa recebe grana federal pra manter um CTA, que aqui não acolhe, só manda embora.

Situação de risco

Agora, imagine o leitor que a paciente em situação de risco, desesperada, ter que ouvir de um bioquímico que ela não poderia fazer os exames por conta de o pedido ter partido de um consultório particular? Não seria o único caso.

Transgressão

Uma grave transgressão a toda legislação do Sistema Único de Saúde (SUS), onde reitero: o “paciente tem acesso universal aos exames”. O articulista preserva a identidade da paciente que foi obrigada, mesmo sem ter recursos, a fazer o exame de forma particular. E, não conto que se trata de uma barnabé.

Parabéns!

E o encaminhamento foi feito por um consultório particular, porque a mulher desesperada acabou batendo na porta de um médico que vendo sua situação, não cobrou um tostão da consulta. Aliás, parabéns a esse médico e a todos que, ontem, comemoraram o seu dia e fazem valer o juramento de Hipócrates.

Circo

A votação do pedido de urgência do projeto que proíbe o nepotismo do vereador Robison Coelho (PSDB) causou discussão e alvoroço entre as nobres excelências excelentíssimas na noite de terça-feira.

Contra

Com exceção do teacher vereador Acácio da Rocha (PSDB), os mesmos vereadores que aprovaram o pedido de urgência do governo ao projeto do IPTU, agora votaram contra o pedido de urgência para o texto que proíbe o nepotismo.

Engavetado

Durante as discussões o vereador Fernando Pegorini (PP) disse que a proposta ficou trancada na mesa do líder do governo, presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, Thiago Morastoni (PMDB) por 40 dias. Quase o dobro do tempo previsto no Regimento Interno da piramidal.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

Qual a sua opinião sobre a demolição de casarões emblemáticos da paisagem arquitetônica de Itajaí?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Congresso “inimigo do povo” muda o tom e promete “entregas concretas”

Eleições 2026

Congresso “inimigo do povo” muda o tom e promete “entregas concretas”

Porque violência contra animais cresce em grupos online de adolescentes

Cão Orelha

Porque violência contra animais cresce em grupos online de adolescentes

BRB, rombo bilionário e a questão: o que Ibaneis Rocha tem a ver com crise do Banco Master

BANCO MASTER

BRB, rombo bilionário e a questão: o que Ibaneis Rocha tem a ver com crise do Banco Master

Especialista explica o que querem os donos das big techs

Colonialismo de dados

Especialista explica o que querem os donos das big techs

Vamos investigar o lobby das Big Techs pelo Brasil

Microbolsas

Vamos investigar o lobby das Big Techs pelo Brasil



Colunistas

Quando a luz aprende a chegar

Clique diário

Quando a luz aprende a chegar

Alerta para “golpe do motorista de app”

Charge do Dia

Alerta para “golpe do motorista de app”

Viaja mais que piloto de avião

JotaCê

Viaja mais que piloto de avião

Casos e ocasos

Entre sandálias e latas: a política da indignação fabricada

Família Fort

Jackie Rosa

Família Fort




Blogs

🏃‍♂️ 2ª Corrida Casa Biel Solidária: cada passo carrega esperança

Espaço Saúde

🏃‍♂️ 2ª Corrida Casa Biel Solidária: cada passo carrega esperança

Topázio presidente

Blog do JC

Topázio presidente

Falha Poética nº 6 — o pensamento tropeça

VersoLuz

Falha Poética nº 6 — o pensamento tropeça



Podcasts

⛽👀 GASOLINA BAIXA… MAS NEM TANTO ASSIM

⛽👀 GASOLINA BAIXA… MAS NEM TANTO ASSIM

Publicado 20/02/2026 19:09





Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.