Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Prestigiado


Prestigiado

Além dos puxas de plantão, compareceram na solenidade membros de entidades, grandões da classe política, como o ex-prefeito de Navega, Bob Carlos, o reitor da Univali, Mário Cesar dos Santos, representantes do comando dos Bombeiros, das Polícias Civil e Militar, do Judiciário e ainda cidadãos peixeiros.

A posse do vereador Thiago Morastoni (PMDB) no comando da secretaria de Relações Institucionais e Temáticas era pra ser um evento singelo. Só era. Teve tanta gente prestigiando, que ficou uma galera fora da sala de reuniões do prefeito, ontem. Hummmm...

Várias pautas

O povo se espremeu pra ver Thiago falar sobre como será o trabalho. Pra calar as bocas de tarrafa, que alardeiam que a secretaria não serve pra nada, o agora ex-vereador destacou que pretende aproximar o Executivo das demandas de vários segmentos da sociedade e ajudar a desenvolver ainda mais Itajaí. Oxalá!

Volvo

Um dos grandes compromissos do novo secretário será a Volvo Ocean Race. Pela primeira vez, a parada itajaiense vai receber o CEO e presidente mundial da Volvo. O novo secretário quer tratar de todos os alinhamentos pra city peixeira fazer ainda mais bonito na regatona.

Deputado?

O povo ficou pra abraçar Thiago ao final da solenidade, que foi breve. De cada cinco, quatro o chamavam de “meu deputado”. Ficou até feio a puxação de saco pra cima do filho do prefeito barbudinho, Volnei Morastoni (PMDB). Teve alguns que se passaram na babação.

Sorriso na cara...

Algumas excelências de outros partidos não se atreveram a profetizar em alto e bom som, mas concordaram com risos e piscadinhas. O ex-prefeito Bob Carlos, que anda choraminguando pelos cantos do outro lado da vala, mas que tem a patroa empregada na prefa foi um desses.

De cara...

Bocudos dizem que o vice-prefeito Marcelo Saldré, ops, Sodré (PDT), ficou dicara que na posse do secretário Thiago tinha bem mais gente do que nas suas de prefeito em exercício. Arreda, cambada!

Sucesso

A Marejada, finalmente, aleluia, não deu prejuízo aos cofres públicos. A edição deste ano recebeu um investimento pesado de R$ 2,3 milhões pra elevar a festa a um alto padrão de organização.

Milagre

Mas, esse dindim se pagou com os recursos dos apoiadores, vendas dos bares e restaurantes, além do Fundo Municipal de Turismo. Nenhum centavo saiu do orçamento do executivo municipal, o que deveria ter rolado em todas as edições anteriores da festa.

Profissionalismo

O que se viu ontem, na apresentação do balanço da festa, foi uma organização profissional. Ao trazer uma empresa de bebidas pra cuidar do bar e da decoração (a mesma da renomada Oktoberfest), a Marejada recebeu o respeito que merece: uma festa gastronômica e cultural de excelente qualidade pra toda a família.

Lucro

Se a primeira edição do resgate da Marejada já foi esse sucesso, porque não começar a planejar a festa pra, além de se pagar, também dar lucro ao município? É justamente esse o desafio do secretário de Turismo de Itajaí, Evandro Neiva, que prometeu novidades pro ano que vem.

Mais público

Neiva defende a união entre as outras festas de outubro pra atrair público pra Marejada e aumentar a permanência dos foliões no festerê.

Caminho certo

Tudo isso com um forte trabalho pré-evento, com desfiles pelas ruas e divulgação. A intenção é que famílias inteiras se sintam acolhidas pelo principal evento gastronômico e cultural da city peixeira. Está no caminho certo, apesar das dificuldades de lidar com as críticas da imprensa livre.

Números

Os números apresentados pela secretaria de Turismo surpreendem. Pela quantidade de chope consumido (45 mil litros), as nove toneladas de sardinha, as 218 mil porções de camarão soltinho e as mais de 220 mil pessoas que prestigiaram a festa. Se continuarem nesse ritmo, a Marejada vai bombar em 2018.

Visão

Itajaí não é peixe pequeno. A city sente falta de um evento que lhe represente e demonstre toda a força que vem da pesca, do porto, da construção naval, do turismo, da cultura. Enfim, uma cidade plural que tem muitos potenciais.

Estratégico?

Tem uma pá de barnabés da prefa de Itajaí doida da vida. Tudo por conta da coordenação de Planejamento Estratégico da PMI ter avisado por e-mail que estariam selecionando um servidor pra se juntar a PMI 40, numa prova que ocorreu ontem pela manhã.

Pra ninguém saber

E que o aprovado ganharia uma gratificação pra fazer parte da tchurma. Tudo bem. O problema é que enviaram o e-mail na tampa, às 17h50 do dia 01 de novembro. Daí, fica difícil, né não?

Prefa dos videozinhos

A administração do prefeito pop star, Fabrício Oliveira (PSB), é campeã de vídeos superproduzidos nas redes sociais. Tem videozinho para tudo. Para os idosos, servidores, cultura, esporte, turismo, ações de governo em geral além de vídeos do próprio FO falando dos seus feitos.

Bacaninhas

Todos os vídeos são postados na página oficial da prefa, no Fecibuque e distribuídos pelos comissionados nos grupos de zap zap da city. Os do prefeito já são postados na página pessoal de Fabrício, mas todos os vídeos de qualidade, supimpas, feitos por profissional.

Quem paga?

O que tem levado algumas pessoas a coçar a cachola, principalmente a raça de críticos ao governo, é de onde vem tanto videozinho produzido. Seriam feitos pela assessoria da prefa?

Um rolo só

Ao que se sabe, a licitação de publicidade está emperrada há meses, com contestações das agências envolvidas, o que está deixando o ano de 2017 sem investimento do município em mídia.

Quem paga?

Os vídeos, incluindo os do prefeito, são feitos por produtora de vídeos. Como será que estão sendo pagos os belíssimos videozinhos da PMBC?

PDormindo...

Dizem os plantonistas das madrugadas, que na Avenida Atlântica de madrugada, não existe nenhum bafômetros e que também é raro ver uma guarnição da GM, neste horário. Tão esperando o que, morrer mais um tresloucado que pensa que é pista de corrida e, o pior, matar quem por ali circula.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

Qual a sua opinião sobre a demolição de casarões emblemáticos da paisagem arquitetônica de Itajaí?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Congresso “inimigo do povo” muda o tom e promete “entregas concretas”

Eleições 2026

Congresso “inimigo do povo” muda o tom e promete “entregas concretas”

Porque violência contra animais cresce em grupos online de adolescentes

Cão Orelha

Porque violência contra animais cresce em grupos online de adolescentes

BRB, rombo bilionário e a questão: o que Ibaneis Rocha tem a ver com crise do Banco Master

BANCO MASTER

BRB, rombo bilionário e a questão: o que Ibaneis Rocha tem a ver com crise do Banco Master

Especialista explica o que querem os donos das big techs

Colonialismo de dados

Especialista explica o que querem os donos das big techs

Vamos investigar o lobby das Big Techs pelo Brasil

Microbolsas

Vamos investigar o lobby das Big Techs pelo Brasil



Colunistas

Quando a luz aprende a chegar

Clique diário

Quando a luz aprende a chegar

Alerta para “golpe do motorista de app”

Charge do Dia

Alerta para “golpe do motorista de app”

Viaja mais que piloto de avião

JotaCê

Viaja mais que piloto de avião

Casos e ocasos

Entre sandálias e latas: a política da indignação fabricada

Família Fort

Jackie Rosa

Família Fort




Blogs

🏃‍♂️ 2ª Corrida Casa Biel Solidária: cada passo carrega esperança

Espaço Saúde

🏃‍♂️ 2ª Corrida Casa Biel Solidária: cada passo carrega esperança

Topázio presidente

Blog do JC

Topázio presidente

Falha Poética nº 6 — o pensamento tropeça

VersoLuz

Falha Poética nº 6 — o pensamento tropeça



Podcasts

⛽👀 GASOLINA BAIXA… MAS NEM TANTO ASSIM

⛽👀 GASOLINA BAIXA… MAS NEM TANTO ASSIM

Publicado 20/02/2026 19:09





Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.