Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Bomba de poltrona


Bomba de poltrona

No dia de ontem, enquanto o prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB) se preparava para o início do congresso da Federação Catarinense de Municípios (FECAM), seu chefe de gabinete, Manoel Rodrigues da Conceição, o Nelinho, anunciava em entrevista na rádio Web Catarina sua despedida da vida pública.

Ameaças

Entre divergências e decepções, Nelinho comentou sobre fatos graves, na última semana, que lhe fizeram tomar a decisão apoiado por familiares e amigos.

Surpresa

A afirmação aos radialistas tomou de surpresa tanto o governo quanto a classe política peixeira. Citou inclusive ter recebido ameaças, mas sem mais detalhes. Situação grave.

Perdas

O prefeito barbudinho perde uma porta escancarada com a classe política e a comunidade. Ele, de fato, vinha tirando o governo do isolamento político e aliviando a difícil relação com a oposição. Segundo analistas, a saída de Nelinho faz voltar à estaca zero os avanços políticos do prefeito.

Danos

No campo eleitoral, a subida da temperatura política sem um controle efetivo das bases, pode causar danos nos planos eleitorais do governo para 2018, influenciando de maneira negativa no que ainda tentam construir ao redor da candidatura do barbudinho júnior, vereador Thiago Morastoni.

Efeitos colaterais

Uma relativa relação positiva com o legislativo da piramidal casa do povo vinha sendo construída pelo gabinete, pelo menos no campo de organização do diálogo.

Pode piorar

A base se via tranquila e gozava de certa segurança política no tratamento com o governo. Com o aquecimento do momento eleitoral, as coisas podem piorar.

Sempre a política

A questão política não pode ser negligenciada por líderes. Uma organização básica que priorize o diálogo e entendimento em prol da cidade deve ser sempre o objetivo. Quando rupturas refletem no cenário político, todo o resto torna-se sem ou de pouco efeito. Aguardemos!

Construindo

Notícias de toda a AMFRI pipocam positivamente quando o assunto é a reorganização do PR regional e a candidatura a federal do empresário Jorge Goetten. A carência de uma liderança de peso que goze de respeitabilidade se vê contemplada nesse novo projeto que se inicia.

Boca na orelha

A candidatura de Jorge e sua forma mediadora de fazer política tem causado frenesi nas lideranças regionais e o projeto tem sido festejado como esperança de uma nova forma de se projetar a política.

Esperança

Todos veem em Jorge Goetten um sujeito arrojado, transparente e eficiente. Requisitos básicos de uma liderança que alimenta esperança. O que anda faltando na política.

Fecam

O prefeito barbudinho de Itajaí, Volnei Morastoni (MDB), abriu ontem o Congresso de Prefeitos da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), maior encontro de gestores públicos da Santa & Bela, que deve reunir mais de 1500 lideranças na capital manezinha.

Eixos

Presidente da entidade, Volnei enfatizou que o evento tem o tema “Cidades para pessoas e soluções para municípios” e apresenta três eixos de debates: cidades inteligentes, gestão eficiente e conversa de prefeitos.

Destaque estadual

Não se pode negar que, à frente da Fecam e reerguendo economicamente a city peixeira, Volnei tem se consolidado como uma importante referência política estadual.

Agregar

Um dos principais objetivos apontados pelo prefeito e presidente é que o congresso consiga agregar eficiência na prestação de serviços pelos municípios, promovendo a troca de experiências bem-sucedidas entre os gestores. Tá no caminho certo!

Papo com o Pop

Tomei um café ontem com o prefeito pop star Fabrício Oliveira (PSB). O assunto, como não poderia deixar de ser, foi política, mas Fabrício adiantou algumas informações sobre seu governo que vai, segundo os puxas de plantão, de vento em popa.

Fim da buraqueira

Para resolver de vez os buracos no asfalto das ruas da Maravilha, mais R$ 14 milhões serão empregados na segunda fase da requalificação das vias da cidade. A primeira fase está nos finalmentes e as principais artérias viárias da cidade foram privilegiadas, bem como alguns bairros.

4ª avenida

Ainda ontem, o pop star lembrou, começou a ser asfaltada a tão esperada obra da continuação da 4ª avenida que vai desafogar o trânsito na região e trazer para a cidade um conceito novo de intervenção viária com o ajardinamento do entorno da avenida, criação de parques e dog park, entre otras cositas mais.

Foco no povo

Fazer as obras e intervenções voltadas para as pessoas é, segundo Fabrício, o que norteia o governo, então a atenção está na mobilidade e em ganhos na qualidade de vida, como o prolongamento do horário de atendimento dos postos de saúde que já começou no bairro das Nações a atender até às 10 da noite, uma iniciativa que pretende estender por outros bairros.

Alargamento

Sobre as grandes obras, Fabrício afirmou que o projeto de reestruturação da orla da praia Central está tendo bom andamento. O molhe da Barra Norte vai dar um novo visual para a região e criar um novo atrativo turístico para a cidade, deve ser licitado nos próximos dias.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

Qual a sua opinião sobre a demolição de casarões emblemáticos da paisagem arquitetônica de Itajaí?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Congresso “inimigo do povo” muda o tom e promete “entregas concretas”

Eleições 2026

Congresso “inimigo do povo” muda o tom e promete “entregas concretas”

Porque violência contra animais cresce em grupos online de adolescentes

Cão Orelha

Porque violência contra animais cresce em grupos online de adolescentes

BRB, rombo bilionário e a questão: o que Ibaneis Rocha tem a ver com crise do Banco Master

BANCO MASTER

BRB, rombo bilionário e a questão: o que Ibaneis Rocha tem a ver com crise do Banco Master

Especialista explica o que querem os donos das big techs

Colonialismo de dados

Especialista explica o que querem os donos das big techs

Vamos investigar o lobby das Big Techs pelo Brasil

Microbolsas

Vamos investigar o lobby das Big Techs pelo Brasil



Colunistas

Quando a luz aprende a chegar

Clique diário

Quando a luz aprende a chegar

Alerta para “golpe do motorista de app”

Charge do Dia

Alerta para “golpe do motorista de app”

Viaja mais que piloto de avião

JotaCê

Viaja mais que piloto de avião

Casos e ocasos

Entre sandálias e latas: a política da indignação fabricada

Família Fort

Jackie Rosa

Família Fort




Blogs

Anna Carolina vai pra cima do Neiva

Blog do JC

Anna Carolina vai pra cima do Neiva

Falha Poética nº 6 — o pensamento tropeça

VersoLuz

Falha Poética nº 6 — o pensamento tropeça

🩺 Prevenção de Doenças Crônicas: o que realmente funciona em 2026?

Espaço Saúde

🩺 Prevenção de Doenças Crônicas: o que realmente funciona em 2026?

Penúltima etapa da Volta ao Mundo em duplas larga do Chile rumo ao Brasil

A bordo do esporte

Penúltima etapa da Volta ao Mundo em duplas larga do Chile rumo ao Brasil



Podcasts

⛽👀 GASOLINA BAIXA… MAS NEM TANTO ASSIM

⛽👀 GASOLINA BAIXA… MAS NEM TANTO ASSIM

Publicado 20/02/2026 19:09





Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.