SANTA CATARINA
Ministro anuncia túneis no Morro dos Cavalos pra resolver um dos piores trechos da 101
Obra deve começar ainda neste ano pela Motiva, que assumirá trecho da Arteris
João Batista [editores@diarinho.com.br]
O ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou na quarta-feira, em Palhoça, a obra considerada a solução definitiva contra a tranqueira num dos principais gargalos da BR 101: a construção de dois túneis no Morro dos Cavalos. O prazo pra início é 12 meses, mas o ministério quer começar ainda neste ano, com conclusão em 2029.
O projeto é uma demanda antiga de Santa Catarina junto ao governo federal e emperrada há mais de 10 anos. Como o DIARINHO havia antecipado, a obra será assumida pela concessionária Motiva (ex-CCR), que cuida da parte sul da 101 em SC e que terá a concessão estendida para o trecho do Morro dos Cavalos, hoje nas mãos da Arteris Litoral Sul.
Continua depois da publicidade
A discussão sobre quem tocaria o projeto e os impactos no valor do pedágio eram os principais impasses que travavam a obra. Segundo o ministro, a transferência na concessão será sem aumento na tarifa de pedágio. “As tarifas da Arteris já são maiores do que as da Motiva. Se a gente colocasse a obra do Morro dos Cavalos lá [na concessão da Arteris], a gente ia aumentar ainda mais, e ia se criar um desequilíbrio regional”, comentou.
A mudança é fruto de negociação do ministério dos Transportes junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a bancada parlamentar catarinense. “Fizemos um entendimento com as concessionárias, depois de muito diálogo, articulação e força política, e vamos iniciar as obras ainda este ano. Nosso prazo máximo é de 12 meses, mas vamos trabalhar para tornar isso realidade o quanto antes”, ressaltou o ministro.
A transferência pra Motiva abrange o trecho final da concessão da Arteris, entre o acesso do Contorno Viário de Florianópolis até Paulo Lopes, incluindo o Morro dos Cavalos e a praça de pedágio de Palhoça, somando cerca de 23 quilômetros.
O deputado federal Pedro Uczai (PT), que é coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, destacou que o projeto ganhou prioridade e voltou a andar no governo Lula, e agora vai entrar na fase de execução. “Desde 2016, o Morro dos Cavalos estava fora da agenda política. Mas hoje o Morro dos Cavalos não é mais narrativa, não é mais discurso. Agora tem empresa, tem projeto e tem decisão política”, disse.
Atualização de projetos
O projeto tem valor estimado entre R$ 2,5 e R$ 3 bilhões e prevê dois túneis, com três faixas em cada sentido, além de melhorias e adequações viárias no trecho, como novos viadutos. A execução é esperada desde 2010, quando os estudos técnicos foram aprovados. O licenciamento saiu em 2014, mas nenhum trabalho andou desde então.
Como o projeto técnico é antigo, terá que ser atualizado pela concessionária, o que definirá o valor final. A licença também terá que ser renovada, em pedido a ser feito pelo ministério. De acordo com a pasta, a questão com a Terra Indígena do Morro dos Cavalos está resolvida, considerando que o projeto era avaliado como o mais adequado pela comunidade, mas o diálogo seguirá aberto com as lideranças.
A necessidade de uma solução para o trecho, com histórico de acidentes graves e filas enormes, voltou à discussão em 2025, após um caminhão-tanque tombar e explodir no local. O incêndio deixou cinco pessoas feridas e destruiu 21 carros e três carretas, bloqueando a BR por 16 horas.
Continua depois da publicidade
João Batista
João Batista; jornalista no DIARINHO, formado pela Faculdade Ielusc (Joinville), com atuação em midia impressa e jornalismo digital, focado em notícias locais e matérias especiais.
