Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Mudou


Mudou

Depois de mais de um mês de especulação o prefeito pop star, Fabricio Oliveira (PSB), muda o seu secretariado. Mais mudanças deverão ocorrer nos próximos dias entre os bagrinhos. Tava na hora!

BC Investimentos

O alcaide da Dubai brasileira criará nos próximos meses a BC Investimentos, que será uma empresa para fomentar o desenvolvimento econômico da praia mais desejada do Sul do Mundo.

Escolhido

E para ocupar a importante pasta o escolhido foi Edson Kratz, atual secretário de Planejamento. Ele deixa a pasta, que agora será ocupada por Del Schappo, atual diretora na secretaria. Kratz ocupará interinamente o cargo de presidente da Compur.

Projetos

O engenheiro Edson Kratz leva a responsabilidade de colocar de pé todos os grandes projetos do governo das Novas Ideias, dentre eles o Alargamento da Faixa de Areia, Parques Urbanos, Interpraias Estrada Parque, entre outros.

Esperado

Quem assume a secretaria de Obras é o atual diretor Geral João Miguel Tatá. A secretaria de Fazenda será ocupada por Fran Ribeiro Correa, que ocupou o cargo de Diretor do Tesouro Estadual nos últimos anos, com ampla experiência na área de finanças públicas.

Troca, Troca

No Esporte tem troca-troca. Sai Teco Kuehne e assume David La Barrica (PSB), vereador da base do governo, e na câmara assume o Teco, que é suplente.

BC Previ e TPC

No Instituto de Previdência quem deixa a pasta é o Douglas Costabeber que vai para o lugar de Ary Souza, que foi exonerado pra ser candidato à leleia. Douglas assume o seu lugar no cargo de gestor do TPC.

Compras e BC Previ

Quem assume a vaga deixada por Douglas Costabeber, no BC Previ, cumulativamente com a secretaria de Compras é o secretário Fernando Marchiori, que acompanha o prefeito pop star desde a época que este ocupava a vaga de vereador mais votado da historia de Balneário.

Pegorini responde

O vereador e advogado Fernando Pegorini (PP), em contato com a coluna, diz que vai responder aos bocudos do paço da Vila Operária com relação à ação que propôs contra atos da mesa diretora e presidente da comissão de legislação.

Empréstimo

Primeiramente, Pegorini informa que não é contra as obras e o desenvolvimento da city peixeira. E que sempre deixou claro essa afirmativa, lascando que o projeto não trata de obras e sim de a autorização pra fazer um empréstimo internacional.

Jeitinho

Pegorini afirma que quando impetrou o Mandado de Segurança, o projeto 49/2018 ainda não havia saído da piramidal, o que se pode ver pelas imagens do sistema elegis da câmara, mas segundo ele, deram um jeitinho de, depois da decisão judicial, publicar a lei no Jornal do Município, tornando a ação sem objeto.

Burlar

Pegorini debulha, ainda, que a piramidal se negou a entregar a ata da sessão que seria utilizada como prova, e fica evidenciada a segunda tentativa de burlar o judiciário, tanto é que a magistrada obrigou a câmara a juntar a ata no processo sob pena de multa.

Atitude temerária

Na sessão seguinte, Pegorini afiança que pediu para constar em ata o que teria acontecido de fato naquela sessão, e o presidente da câmara e o líder do Governo suspenderam a sessão.

Terceiro ato

Ele diz que a suspensão se deu pra um pé de ouvido com vereadores da ala governista com finalidade de negar o pedido de inclusão em ata dos desmandos do legislativo, configurando o terceiro ato do governo burlando o judiciário.

Conhecedor

Pegorini, por sua vez, conhecedor da legislação, pediu a retirada da ação, uma vez que perdeu o objeto, é só poderia naquelas condições ser proposta por Adin - Ação Direta de Inconstitucionalidade, onde quem tem a legitimidade para figurar no polo passivo é o Ministério Público (MP).

Investigar

Por fim, o vereador progressista revela que em seguida fez denúncia ao MP para dar prosseguimento em eventual ação proposta por vícios de formalidade e que seja aberto procedimento investigatório para apurar atos atentatórios à dona justa, o que pode configurar até crime.

Campeã

A visita da campeã de jiu-jitsu, Erica Paes, a Itajaí, rendeu mais do que se esperava. A lutadora veio inicialmente para apresentar o projeto Eu Sei Me Defender, mas o retorno próximo já está garantido para firmar parcerias.

Idas e vindas

O anfitrião da lutadora em Itajaí foi o barbudinho Jr., Thiago Morastoni (MDB). Durante as idas e vindas de citys vizinhas, Erica fez vários contatos com o governo federal que podem refletir em subsídios para programas de prevenção à violência contra a mulher e contra os idosos nos municípios.

Agenda

A lutadora tinha uma determinada agenda na região. Mas assim que chegou, o telefone da assessoria do Barbudinho fervilhou atrás da moça. Quando tomaram conhecimento de quem se tratava, os barões municipais trataram de correr atrás dela. Foto no Blog do JC – www.diarinho.com.br/blodojc


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

Qual a sua opinião sobre a demolição de casarões emblemáticos da paisagem arquitetônica de Itajaí?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Congresso “inimigo do povo” muda o tom e promete “entregas concretas”

Eleições 2026

Congresso “inimigo do povo” muda o tom e promete “entregas concretas”

Porque violência contra animais cresce em grupos online de adolescentes

Cão Orelha

Porque violência contra animais cresce em grupos online de adolescentes

BRB, rombo bilionário e a questão: o que Ibaneis Rocha tem a ver com crise do Banco Master

BANCO MASTER

BRB, rombo bilionário e a questão: o que Ibaneis Rocha tem a ver com crise do Banco Master

Especialista explica o que querem os donos das big techs

Colonialismo de dados

Especialista explica o que querem os donos das big techs

Vamos investigar o lobby das Big Techs pelo Brasil

Microbolsas

Vamos investigar o lobby das Big Techs pelo Brasil



Colunistas

Quando a luz aprende a chegar

Clique diário

Quando a luz aprende a chegar

Alerta para “golpe do motorista de app”

Charge do Dia

Alerta para “golpe do motorista de app”

Viaja mais que piloto de avião

JotaCê

Viaja mais que piloto de avião

Casos e ocasos

Entre sandálias e latas: a política da indignação fabricada

Família Fort

Jackie Rosa

Família Fort




Blogs

O tiro no pé

Blog do JC

O tiro no pé

Falha Poética nº 6 — o pensamento tropeça

VersoLuz

Falha Poética nº 6 — o pensamento tropeça

🩺 Prevenção de Doenças Crônicas: o que realmente funciona em 2026?

Espaço Saúde

🩺 Prevenção de Doenças Crônicas: o que realmente funciona em 2026?

Penúltima etapa da Volta ao Mundo em duplas larga do Chile rumo ao Brasil

A bordo do esporte

Penúltima etapa da Volta ao Mundo em duplas larga do Chile rumo ao Brasil



Podcasts

⛽👀 GASOLINA BAIXA… MAS NEM TANTO ASSIM

⛽👀 GASOLINA BAIXA… MAS NEM TANTO ASSIM

Publicado 20/02/2026 19:09





Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.