Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Tá p...


Tá p...

Lá se vão dois anos e dois meses do governo do prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB). Alguém se alembra do governo anterior do ex-homem dos galináceos, Jandir Bellini (PP)? Sim, aparentemente gente do próprio governo atual que vira e mexe fica fazendo comparação, provocando... Há quem diga que Jandir tá puto dos cornos...

Provoca pra ver...

Da outra vez, Jandir teria dito pra sua patroa que ia cuidar da própria vida, que tava se aposentando da política, quando deixou o paço no final de 2003. O problema é que provocaram chegaram a fazer uma bendita revista detonando a sua administração. Esculhambaram pra valer. Deu no que deu.

Voltou

Foi o que bastou pra atiçar Jandir e seu séquito de seguidores. Bellini voltou em uma eleição disputada em 2007, se elegeu e ficou mais oito anos no último andar do paço da Vila Operária. Agora, parece que querem tirar o homem das suas caminhadas matinais na Beira Rio.

Sonhando

E tem gente que parece trabalhar pra isso, dentro do próprio governo. O vice-prefeito e presidente dos seguidores brizolistas peixeiros, Marcelo Saldré, ops, Sodré, que sempre é governo, estaria sonhando em fazer uma dobradinha com o Jandir, em 2020.

Complicado

Linguarudos de plantão (oh, raça!) escutaram Sodré falando sobre as eleições municipais da city peixeira e sonhando acordados em uma dobradinha com Jandir e Marcelo em 2020. Imaginem ser governo e ao invés de estar junto em um projeto de reeleição tá conjecturando a próxima (só pensa em cargo e poder?), enquanto mama na prefa e tem trocentos cargos. Te cuida, Volnei!

A difícil arte de governar

Todo mundo sabe a complexidade que envolve tocar pra frente uma administração pública, seja ela em que nível for e quanto maior o nível, maior o desafio. Isso tá todo mundo com a cachola careca de saber.

Ruins e bons

Por conta disso, o mais fácil é tocáli o pau na espinha do administrador de plantão. E tem administrador mesmo que pelamordedeus. Tem os bons também, claro. E tem os opositores que fazem de tudo para que nada dê certo. Quer ver?

Casca de banana

É do jogo político torcer pra que o adversário caia de costas e quebre o nariz. Também é do jogo espalhar casca de banana em seu caminho, e inventar e plantar boatos, especialmente em tempos de mídias sociais, onde tudo é ampliado, principalmente coisa ruim. E contra isso se pode fazer muito pouco, porque quem manda nas mídias sociais nem mora no Brasil, mora nos States. Bom pra politicagem...

Jogando contra

O problema é quando a politicagemcomeça a atacar os ganhos para a sociedade como forma de retaliação política. Funciona assim: determinado administrador tem um bom projeto para sua cidade e construiu formas de torná-lo viável, mesmo em meio a todas as dificuldades impostas pela vida pública. O adversário vê nisso um grande perigo político para ele e deita a fazer armações para que tudo dê errado. E a cidade? A cidade que se dane...

Exemplos

Aqui em Itajaí tem um exemplo clássico: a luta pela modernização do porto na virada deste século. O porto de Itajaí estava às moscas, abandonado pelo governo federal, então veio o movimento pela municipalização e para a busca de parceria privada para trazer os investimentos que eram precisos.

E o que aconteceu?

Os adversários do prefeito da época, Jandir Bellini, fizeram de tudo para atrapalhar, inclusive com ações judiciais que se arrastaram e atrasaram o processo. Mas, no final, a tese da modernização venceu e não é possível sequer imaginar como a cidade seria caso não tivesse sido feita a modernização do porto. Que, aliás, hoje querem federalizar de novo para privatizar tudo de qualquer jeito. Enfim...

Mas não é só aqui

Na Dubai brasileira, uma luta de décadas pelo alargamento da faixa de areia da praia Central está muito próxima de se concretizar, de acordo com o noticiário. Mas, diante da eminência desse ganho importante para a cidade, lá vem a velha politicagem.

Jogo de interesses

O velho jogo de interesses, buscar atrapalhar de todas as formas criando movimento e fazendo o banzé. Que agora tem nas fake news e nas mídias sociais uma boa repercussão. E a cidade? A cidade que se dane...

Pra terminar

A importância da praia Central para a economia de Balneário Camboriú pode ser comparada a importância econômica do porto para Itajaí. Ser contra uma obra de proteção da praia que foi objeto de atenção dos seis últimos governos, só pode ter uma explicação, e essa explicação é a política. Ou melhor, a politicagem. E é por isso que a moral dos políticos está mais por baixo que cu de sapo.

Poderosa fora

Fofoqueiros de plantão sopraram nos zovidos deste socadinho escriba que a poderosa secretária executiva da prefa peixeira, Raquel Gastaldi, não faz mais parte dos quadros do município. Raquel teria pedido pra sair pra voltar a lecionar na Univali.

Menos briga

Se concretizado, o fato pode deixar o gabinete mais leve e também mais acessível, já que era grande o berreiro de que a poderosa, além de querer mandar em todo mundo, blindava o prefeito Volnei Morastoni (MDB) e não deixava ninguém falar com ele.

Mais leve

A saída de Raquel certamente deixará o ambiente mais leve, fazendo o trampo fluir melhor. Pra coisa ficar perfeita, os bocudos dizem que só falta o forasteiro e petista radical Alcides Volpato voltar para o lugar de onde veio. Arreda, cambada de linguarudo!

Bom e barato

A city peixeira provou que é possível fazer uma festa boa e animada com pouco dindim. Cerca de R$ 60 mil foram investidos no Carnaval no Mercado, dinheiro potencializado e revertido pra economia da cidade por meio da movimentação de restaurantes, bares e hotéis, além do incentivo aos músicos locais que animaram o festerê.

Público crescente

Prova do sucesso do Carnaval de Itajaí também foi o público recorde: mais de 30 mil pessoas se divertiram na city, o dobro do ano passado e quatro vezes mais do que em 2017. Tá numa crescente.

Formato elogiado

O prefeito Volnei também acertou no formato do Carnaval ao levá-lo pra um dos principais pontos culturais do município. Isso garantiu um ambiente familiar, seguro e saudável pros foliões, tanto de dia quanto de noite. Compareceram pessoas de todas as idades, que aprovaram e pediram bis.

Hotelaria bombou

O turismo também sentiu os reflexos. Os hotéis tiveram média de 80% de ocupação e alguns chegaram a 100% no período. Os números confirmam que, aos poucos, a vocação turística de Itajaí tem sido resgatada pelo prefeito Volnei. Somente o setor hoteleiro teve um incremento de mil leitos e de quatro novos hotéis nos últimos anos.

Aeroporto

Apesar da discordância manifestada por lideranças políticas e empresariais da nossa região e de outras regiões do Vale do Itajaí quanto a licitação para reforma e ampliação do terminal de passageiros do aeroporto do outro lado da vala, em Navegantes, considerada “puxadinho”, o processo segue em frente na Infraero.

Não quer calar

Há previsão do aeroporto de Navega-City ser incluído na lista de privatizações do setor, promovida pelo governo federal. Então, para que licitar o “puxadinho”? Investir mal para depois privatizar? Essas são as perguntas que quebram a cachola de muita gente.

Outra

Se a licitação for mantida e o “puxadinho” for feito, a privatização poderá sair sem a obrigação de construção de um novo terminal em local mais adequado e da nova pista. O que renderá, caso ocorra, uma bela grana para o caixa do governo federal, já que o concessionário não precisará fazer investimento algum, e uma bela naba para o nosso aeroporto.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

Qual a sua opinião sobre a demolição de casarões emblemáticos da paisagem arquitetônica de Itajaí?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Congresso “inimigo do povo” muda o tom e promete “entregas concretas”

Eleições 2026

Congresso “inimigo do povo” muda o tom e promete “entregas concretas”

Porque violência contra animais cresce em grupos online de adolescentes

Cão Orelha

Porque violência contra animais cresce em grupos online de adolescentes

BRB, rombo bilionário e a questão: o que Ibaneis Rocha tem a ver com crise do Banco Master

BANCO MASTER

BRB, rombo bilionário e a questão: o que Ibaneis Rocha tem a ver com crise do Banco Master

Especialista explica o que querem os donos das big techs

Colonialismo de dados

Especialista explica o que querem os donos das big techs

Vamos investigar o lobby das Big Techs pelo Brasil

Microbolsas

Vamos investigar o lobby das Big Techs pelo Brasil



Colunistas

Topázio no Podemos

JotaCê

Topázio no Podemos

Atenção à rodovia

Charge do Dia

Atenção à rodovia

Força do costão

Clique diário

Força do costão

Coluna Esplanada

Rasante

Investimento nas salas de aula

Coluna Acontece SC

Investimento nas salas de aula




Blogs

Falha Poética nº 6 — o pensamento tropeça

VersoLuz

Falha Poética nº 6 — o pensamento tropeça

Confetes e serpentinas no país do faz de conta

Blog do JC

Confetes e serpentinas no país do faz de conta

🩺 Prevenção de Doenças Crônicas: o que realmente funciona em 2026?

Espaço Saúde

🩺 Prevenção de Doenças Crônicas: o que realmente funciona em 2026?

Penúltima etapa da Volta ao Mundo em duplas larga do Chile rumo ao Brasil

A bordo do esporte

Penúltima etapa da Volta ao Mundo em duplas larga do Chile rumo ao Brasil

Suco turbinado!

Blog da Ale Françoise

Suco turbinado!



Podcasts

🚨 TRAGÉDIA NA BR 101 DEIXA MENINO ÓRFÃO

🚨 TRAGÉDIA NA BR 101 DEIXA MENINO ÓRFÃO

Publicado 19/02/2026 20:47





Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.