OPERAÇÃO GRINCH
Gaeco faz buscas em BC, Porto Belo e Tijucas
Ação apura fraudes em licitações de Natal e Páscoa
Camila Diel [editores@diarinho.com.br]
O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) cumpriu ordens de busca e apreensão em Balneário Camboriú, Porto Belo e Tijucas na manhã desta sexta-feira, durante a Operação Grinch. A ação investiga suspeitas de fraude em licitações para compra e locação de decoração de Natal e Páscoa entre 2020 e 2024.
Foram 11 mandados em sete cidades de Santa Catarina e do Paraná. Além dos três municípios da região, houve diligências em Indaial, Ituporanga, Vidal Ramos e Cascavel, no Paraná. Na região, as buscas atingiram sedes de empresas e casas de investigados.
Continua depois da publicidade
A investigação é conduzida pelo Ministério Público de Santa Catarina, com apoio da 2ª Promotoria de Justiça de Ituporanga. Segundo o Gaeco, há indícios de que empresas do mesmo grupo econômico teriam combinado resultados para simular concorrência em processos de contratação pública.
A investigação foca principalmente nas cidades de Vidal Ramos e Ituporanga. Até agora, o Ministério Público apura o envolvimento de empresas e pessoas ligadas a elas. Não há suspeita contra prefeitos, secretários ou outros servidores públicos.
A suspeita é que orçamentos tenham sido apresentados por empresas sem capacidade técnica para executar os serviços, o que pode ter criado uma falsa disputa nas licitações.
O nome da operação faz referência ao personagem “Grinch”, conhecido por “roubar o Natal”, numa alusão à suspeita de irregularidades na contratação de decoração festiva.
O caso tramita em sigilo. O Ministério Público informou que novas informações serão divulgadas quando houver autorização judicial.
O Gaeco é uma força-tarefa coordenada pelo Ministério Público de Santa Catarina e formada por integrantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). O grupo atua no combate a organizações criminosas no estado.
Camila Diel
Camila Diel; jornalista no DIARINHO; formada pela Univali, com foco em jornalismo digital e produção de reportagens multimídia.
