⚡ ENERGIA NO EMBARQUE
Sem bateria? Navegantes agora carrega seu celular direto no assento
Aeroporto é o primeiro da Motiva a instalar carregadores por indução nos braços das longarinas
Ana Zigart [editores@diarinho.com.br]
Tomada disputada, fio enrolado, bateria em 3%… quem nunca? No Aeroporto Internacional de Navegantes, esse perrengue pode ter ficado para trás. O terminal é o primeiro da Motiva a instalar carregadores de celular por indução diretamente nos braços das longarinas, os assentos das salas de embarque.
A ideia surgiu de uma situação real. “Eu estava voltando de uma viagem e meu celular estava com menos de 5% de bateria. O aeroporto estava lotado, todas as tomadas estavam ocupadas. Quando me sentei e olhei para o braço da longarina, pensei: ‘poderia ter um carregador aqui”, relembra Douglas Nardelli, analista de aeroportos e criador do projeto.
Continua depois da publicidade
O sistema é simples e discreto: basta encostar o celular compatível no ponto indicado e a recarga começa, sem cabos. Um espaço exclusivo do terminal já conta com todas as longarinas equipadas com a tecnologia e virou rapidamente ponto preferido dos passageiros.
“O principal benefício é oferecer mais pontos de carregamento, inclusive para quem esquece o carregador em casa. Transformamos um espaço antes pouco utilizado em uma área de conveniência para os passageiros”, destaca Douglas.
Para o gerente do aeroporto, Wilson Rocha, a novidade mostra que inovação também nasce de quem vive o dia a dia da operação. “Projetos como esse mostram como a inovação também nasce de dentro, do olhar atento de quem vive o dia a dia do aeroporto”, afirma.
A tecnologia está em fase piloto e deve chegar a outros aeroportos da Motiva ainda este ano.
Ana Zigart
Ana Caroline Zigart, jornalista no DIARINHO, pós-graduada em Marketing, Inovação e Criatividade pela Univali. Atua no jornalismo impresso, site e redes sociais.
