Prédio de veraneio da família Bornhausen, casa do empresário Abílio Ramos, hotel Panorama, antiga casa da dona Jenny Liberato, casarão Werner e tantos outros imóveis históricos de Itajaí foram demolidos ou estão na contagem regressiva pra ir ao chão. Os terrenos, que antes abrigaram casas imponentes, devem receber prédios de luxo.
A arquitetura de Itajaí está mudando aos poucos. Onde antes haviam várias fachadas emblemáticas, agora restam entulhos, canteiro de obras e um apagamento histórico. Muitos dos casarões das décadas ...
A arquitetura de Itajaí está mudando aos poucos. Onde antes haviam várias fachadas emblemáticas, agora restam entulhos, canteiro de obras e um apagamento histórico. Muitos dos casarões das décadas de 1920, 1950 e muito mais não estavam protegidos pelo município e, sem o tombamento, acabaram vindo ao chão.
Continua depois da publicidade
A cada vez que um novo imóvel é anunciado para demolição é um pedaço da história peixeira sendo apagado. E isso levanta um enorme debate na comunidade sobre a preservação desses patrimônios e a aceleração desenfreada da construção civil.
Por isso, o DIARINHO quer saber o ponto de vista dos leitores. Qual a sua opinião sobre a demolição de casarões emblemáticos da paisagem arquitetônica de Itajaí? Clique e participe da enquete.
Qual a sua opinião sobre a demolição de casarões emblemáticos da paisagem arquitetônica de Itajaí?
- Tem que demolir mesmo, precisamos de prédios pra abrigar a população que tá em crescimento
- O poder público poderia revitalizar e dar outra função aos imóveis
- É só um conjunto de tijolos e cimento, não tem importância
- Parte da história de Itajaí é perdida com essas demolições
Punição prevista em lei pra maus-tratos a animais funciona no Brasil?
As primeiras semanas de 2026 foram marcadas por diversos casos de maus-tratos e assassinatos de cachorros em Santa Catarina. Em janeiro, o cão comunitário Orelha foi atacado em Florianópolis e não resistiu aos ferimentos. Na última semana, dois doguinhos, Bode e Raposa, foram cruelmente torturados em Itajaí. Bode não resistiu e morreu ao ser afogado e jogado de um prédio abandonado.
Os dois crimes têm outro fator em comum: adolescentes envolvidos. Os casos comoveram a internet e revoltaram a comunidade. Com isso, debates cobrando mais rigidez nas penas e mais proteção aos animais ficaram acalorados na web.
A mobilização foi grande e foi parar na enquete do DIARINHO. Tanto no Instagram quanto no site a resposta foi unânime: a galera acredita que o sistema penal é falho, não funciona nem pra crimes cometidos contra humanos, quem dirá contra animais.
Confira o resultado completo:
- Nem sabia que isso existia - Site: 2,2% | Instagram: 3%
- Cinco anos de cadeia é pouco - Site: 15,3% | Instagram: 20%
- Maus-tratos a animais deveria ser considerado crime hediondo - Site: 17,8% | Instagram: 25%
- Se nem a punição pra crimes contra humanos funciona, imagina pra pets - Site: 64,7% | Instagram: 51%